2ª Etapa do Fórum Metropolitano acontece sábado na ALMG

2ª etapa do Fórum Metropolitano acontece sábado na ALMG. Propostas devem ser antecipadas

População precisa ficar atenta: reivindicações da região devem ser enviadas por formulário eletrônico até a véspera do evento – ou seja, até sexta-feira, dia 25/9

Belo Horizonte recebe, no próximo sábado (26/9), a partir das 8h, a 2ª rodada do Fórum Regional de Governo – Território Metropolitano. A plenária de abertura irá acontecer na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e na sequência os grupos de trabalho vão se dividir entre espaços na própria ALMG e entorno: Escola do Legislativo, Crea-MG e Cemig.

O evento é aberto à participação de todos os cidadãos que desejarem contribuir com o planejamento de ações do Governo Estadual para os próximos anos. Por meio de um formulário preenchido no site oficial dos Fóruns, as pessoas podem contribuir enviando uma lista de problemas e necessidades que julgam importantes para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O formulário poderá ser enviado até às 18h da véspera do evento (sexta-feira, 25/9).

Saiba mais sobre os Fóruns Regionais

O programa é um novo modelo de gestão no Estado, criado para ser um espaço de diálogo com a sociedade, com a finalidade de buscar soluções específicas para as diferentes regiões de Minas Gerais.

Para isso, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento, que sediam os Fóruns Regionais. Neste primeiro ano, o Fóruns têm como objetivo o levantamento de prioridades de cada território.

A população, juntamente com movimentos sociais, igrejas, sindicatos e empresários, vai decidir o que realmente é importante para sua própria região. O que for definido como prioridade será encaminhado aos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para ser incluído nos planos de ação do Governo.

Para facilitar a identificação das demandas, será preenchido o Formulário de Diagnóstico Territorial, que está dividido em 5 tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública; e Educação e Cultura.

A partir de 2016, os Fóruns se tornam um canal de diálogo constante com a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.

Discussão permanente

A proposta dos Fóruns consiste em convidar a população a participar, periodicamente, de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, dentre outros instrumentos. Estas participações garantem espaços democráticos com o objetivo de subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.

Neste primeiro momento as demandas da população são levantadas e discutidas de forma a se realizar um diagnóstico daquela região, que será a base para a elaboração do PPAG e PMDI. Após o cumprimento desse primeiro compromisso, os Fóruns permanecem ativos como espaço de diálogo permanente com a sociedade.

O acompanhamento técnico de todas as etapas ficará sob a coordenação do Colegiado Executivo, composto por representantes de órgãos do Governo e, em maior número, da sociedade civil. Este colegiado será responsável pelo acompanhamento das demandas levantadas nos Fóruns.

2ª Rodada do Fórum Regional de Governo – Território Metropolitano
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30 –Santo Agostinho) e edifícios do entorno: Escola do Legislativo, Crea-MG e prédio da Cemig
Data: 26/05, a partir das 8h.
Prazo final para envio dos Formulários de Diagnóstico Territorial: 25/09, 18h.