Atuação da PM no Aglomerado da Serra é pautada em debate no Fórum democrático para o Desenvolvimento de MG na ALMG.

Atuação da PM no Aglomerado da Serra é pautada em debate no Fórum democrático para o Desenvolvimento de MG na ALMG

focurm_democratico_almg.jpg
Na manhã desta quinta feira (23/02), o Presidente do SINDPOL/MG, Denílson Martins, marcou presença no Fórum Democrático para Desenvolvimento de MG, na ALMG, cujo tema de debate foi “Direitos Humanos”, enfatizando a denuncia realizada no último dia 17/02, das abordagens truculentas realizadas pela Polícia Militar.

Um dos fatos que pautaram o debate foi a ação desastrosa da Polícia Militar no Aglomerado da Serra, que culminou com a morte de dois moradores e questionamentos acerca dos abusos cometidos pela corporação nos aglomerados e favelas. Populares que participaram do evento, dentre eles muitos moradores da Serra, se mostraram indignados e clamaram por justiça.

O Presidente do SINDPOL/MG, Denílson Martins, cobrou da comissão de Direitos Humanos da ALMG a implementação de uma das propostas votadas na 1ª Conseg, da desmilitarização das polícias e o fortalecimento dos instrumentos de controle interno e externo, além da criação de um marco regulatório estabelecendo as  atribuições e prerrogativas das polícias.

 O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, William dos Santos, defendeu a idéia de que deve haver uma polícia cidadã, e que os militares devem ser julgados pela justiça comum.