Balanço do 1º dia de greve da Polícia Civil de Minas Gerais

greve_2011_primeiro_dia.jpgO primeiro dia de greve geral da Polícia Civil, esta sendo marcado por surpreendente onda  positiva que ultrapassou as melhores expectativas do SINDPOL/MG.  Na capital e interior, a adesão dos servidores, policiais, lideranças e autoridades supera os 85%.  Vale destacar a brilhante iniciativa do 1º Departamento de Polícia de BH onde a participação dos delegados e policiais no IGESP foi suspensa por tempo indeterminado  (demonstrando nível de conscientização e liderança das autoridades policiais e demais servidores na defesa dos interesses da categoria). No mesmo sentido citamos regiões importantes como Governador Valadares, Montes Claros e região, Ipatinga, Juiz de Fora, Barbacena, Uberlândia e Triângulo Mineiro,  além de dezenas de unidades da capital e região metropolitana, as quais nos têm informado sistematicamente o andamento da paralisação e a adesão dos companheiros.

Hoje, ainda na parte da manhã, os dirigentes do sindicato fizeram mobilização in loco visitando unidades e reunindo com filiados, intensificando a adesão.

O destaque negativo, infelizmente, mais uma vez foi a atuação e postura da Chefe do 2º Departamento de Contagem e alguns de seus seguidos subordinados Delegados e Inspetores   em coagir, intimidar e ameaçar os policiais que optaram por aderirem a greve atendendo a 50% da demanda nas unidades. Mais uma vez, é lamentável o comportamento incoerente desses “policiais”, pois, quando se conquista benefícios institucionais e remuneratórios, todos se beneficiam e não abrem mão de nada, mesmo tendo adotado posturas deletérias reprováveis e individualistas.

Outro destaque negativo foi a postura da Coordenação da Banca Examinadora do DETRAN de Belo Horizonte que mais uma vez furou greve, como se não fossem policiais e estivessem insatisfeitos com seus salários e as péssimas condições de trabalho;  chegando ao absurdo de ameaçar excluir da escala aqueles que aderissem ao movimento grevista à titulo de retaliação. Foi o que aconteceu com o Examinador e Diretor do SINDPOL/MG, Geraldo Chaves Júnior, que hoje na cidade de Brumadinho após exposição e motivos aos colegas da necessidade da adesão de todos  para o sucesso do movimento reivindicatório, foi impedido de cumprir o atendimento da escala de 50% (dois horários de exames), e logo após foi dispensado. O colega consciente de seus direitos e deveres, enquanto policial civil, examinador e sindicalista, permaneceu no local até o encerramento da escala mínima.greve_2011_primeiro_dia2.jpg

Diante desses fatos, a Direção do SINDPOL/MG manifesta e parabeniza com orgulho a posição e iniciativa da Chefia do 1º Departamento de Belo Horizonte (Delegados, Inspetores e Chefes de Cartório, Policiais e Servidores) por compreenderem a conjuntura do movimento, que se estende também ao companheiro Geraldo Chaves Júnior, pelo ato de coragem e profissionalismo. Vocês nunca estarão sozinhos; já aqueles que continuam a trair e prejudicar as ações que buscam valorização e desenvolvimento institucional a história será testemunha do quanto eles prejudicaram o conjuntos dos policiais civis e da segurança pública.

A agenda dos Diretores do sindicato continuou na parte da tarde com entrevista à Rádio Itatiaia, visitas ao DEPATRI, GOI, DEROC, DI/DHPP e ao 1º Departamento de BH.

A greve iniciou forte e continuará forte até que o Governo se pronuncie ao atendimento das demandas dos policiais e servidores da Polícia Civil.