Briga em família

Briga em família

peritos+investigadores_1.JPG
Nos últimos dias temos visto a família policial lavando roupa suja em público. A desavença começou quando uma entidade recém-criada, que se diz representante dos Peritos Criminais de Minas – SINDPECRI –  postou no site da ACEMG um manifesto em oposição à greve dos demais policiais de Minas. 
O documento acabou gerando uma reação vigorosa de alguns colegas Investigadores de Polícia que, por sua vez postaram, via site do SINDPOL/MG, um documento em que denominam alguns Peritos de “Arianos”,  uma referência ao termo usado pelos Nazistas na referência de uma pseudo “raça superior”.

 O Sindpecri foi criado, pelo que tudo indica, com o objetivo de abocanhar uma fatia da contribuição sindical que se encontra depositada em juízo pelo Governo. Mesmo convidados pelo SINDPOL/MG, os dirigentes do SINDPECRI e ACEMG preferiram se isolar recusando a se sentar na mesa de negociação com as demais categorias da Polícia Civil para traçar uma pauta comum de reivindicações com o Governo do Estado de Minas. 

O Sinpecri, segundo informações, conta com pouquissimos filiados (cerca de sete no total) e em nenhum momento realizou uma assembleia para saber a opinião dos Peritos  que diz representar, desta forma falta a eles a legitimidade para falar em nome de qualquer categoria.

 A esperança de que o Presidente da ACEMG fosse nomeado para o cargo de Diretor do Instituto de Criminalistica (o que acabou não acontecendo)  fez com que os Presidentes da ACEMG e SINDPECRI optassem por afagarem o Governo e se contraporem ao movimento paredista da Polícia, alegando que a reivindicação de equiparação dos salários prejudicaria a categoria dos Peritos.

Desta forma para atender interesses pessoais fomentou-se, de forma irresponsável, um grande  cisma entre as categorias de Perito Criminal e Investigadores. A grande maioria dos Peritos Criminais apoia a reivindicação dos Investigadores e Escrivães de ter 100% de reajuste salarial, quer também, logicamente, um reajuste em seu próprio vencimento e uma plena autonomia para sua atuação.

Temos hoje muito mais Peritos Criminais e Legistas filiados ao SINDPOL/MG do que  ao SINDPECRI e ACEMG, todos defendem uma valolização de toda a Policia Civil, sucateada em anos e anos de abandono por parte dos Governantes.  Todos sofrem juntos, “ombro a ombro”, com o descaso dos políticos para com a segurança pública, e compartilham a companhia uns dos outros nos plantões das madrugadas frias em todos os rincões das Minas Gerais.

Todas as categorias têm seus “Arianos”  e seus “Winston Churchill”. Divergências sempre existirão, mas não faz sentido uma categoria desvalorizar a outra publicamente. Somos todos parte de uma máquina em que a harmonia é fundamental para azeitar as engrenagens da eficiência, cujo funcionamento não pode ser emperrado por atitudes irresponsáveis de pseudos líderes que usam a categoria, que dizem representar, para a conquista de vantagens pessoais.

Animosidade no âmago da já sucateada Polícia Civil certamente irá enfraquecer  todas as categorias que a compõe. 
Já temos inimigos demais de fora e obstáculos para transpor em um desafio em que mesmo estando unidos ainda serão de difícil transposição.

Não é nada inteligente gastar energias focando e resolvendo  disputas internas causadas pela fogueira de vaidades de uns poucos que só por fomentar a discórdia entre irmãos já perdem a legitimidade para serem considerados líderes desta categoria. 

A Policia Civil é como um corpo, para que funcione bem é nescessário que os orgãos vitais estejam em harmonia. Não seria nada bom para este corpo que as pernas, inconformadas com a decisão do cérebro, caminhasse até um abismo e se atirasse só para mostrar que é independente.

 A exposição pública de divergências entre as categorias que compõem a Polícia Civil tem trazido prejuízos para todos, em especial para a sociedade, que espera que a engrenagem da segurança funcione.

Os Peritos Criminais de Minas Gerais apoiam sim a Greve e a valolização para todas as categorias da Polícia Civil.

Como Perito Criminal e Diretor do SINDPOL/MG peço aos irmãos policiais que se perdoem e que esqueçam as mágoas e que superem as divergências em nome de um objetivo maior. Depois tudo poderá se acertar em uma ampla mesa de nogociações.

Familia que briga unida dificilmente será vencida!

 

Experidião Porto – Perito Criminal
Diretor Regional de Divinópolis