Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza homenagem aos 25 anos de criação da Delegacia de Mulheres.

Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza homenagem aos 25 anos de criação da Delegacia de Mulheres

A Diretora de Assuntos da Mulher, Nancy Ferraz, representou o SINDPOL/MG na homenagem realizada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte aos 25 anos de criação da Delegacia Especializada de atendimento à Mulher, que aconteceu no dia mundial de luta contra a violência à mulher, 25 de novembro.

A iniciativa foi da vereadora e delegada, Elaine Matozinhos, que fundou a unidade na capital, a homenagem foi estendida a sete delegadas que estiveram à frente da delegacia e a todos os funcionários.

A capital mineira, uma das pioneiras no país a implantar uma unidade especializada, agora é também a primeira a proporcionar atendimento ininterrupto de 24 horas à mulher vítima de violência.

Para a vereadora Luzia Ferreira (PPS), presidente da Câmara, que atua desde a década de 1980 em defesa dos direitos da mulher, apesar de ainda haver muito a ser feito pelo combate a essa violência, já é possível comemorar conquistas, como a Lei Maria da Penha e a implantação de centenas de delegacias especializadas em todo o país. “Estamos colhendo os frutos de um novo conceito de segurança pública, que
transformou concepções arraigadas da nossa cultura patriarcal”, comentou.

Primeira delegada de mulheres de Minas Gerais, Elaine Matozinhos destacou o importante trabalho e profissionalismo das mulheres policiais e citou o exemplo do caso Isabela Nardoni, cujo inquérito policial foi presidido por uma delegada, assim como a investigação material, que teve à frente uma perita.

“Foi-se o tempo em que a segurança pública era legada à truculência. As mulheres colaboram, em muito, para a humanização das polícias. Com sabedoria, elas tratam da apuração de crimes que fazem vítimas segmentos específicos como mulher, idoso, deficiente, criança e adolescente”, ressaltou Matozinhos, que lembrou que 25% do quadro da Polícia Civil no Estado é composto por mulheres.

Foram homenageadas com o Diploma de Honra ao Mérito a delegada em exercício da Delegacia de Mulheres, Margarete de Freitas Assis Rocha e as delegadas Olívia de Fátima Braga Melo, Noeme Barros Guimarães Bernardes, Rosilene Alves de Souza, Nilma Geralda dos Reis Santos, Joana Margareth Leite Pena e Cláudia Maria de Pádua Campos Avellar.