Comissão da ALMG vai verificar condições de delegacia em Uberlândia.

Comissão vai verificar condições de delegacia em Uberlândia

Denúncias de condições degradantes de funcionamento e de infraestrutura comprometida da 1ª Delegacia Regional de Uberlândia, antiga 16ª, Triângulo Mineiro, vão ser investigadas pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Por requerimento da deputada Liza Prado (PSB), a comissão realiza audiência pública na quinta-feira (19/5/11), às 9 horas, na Câmara Municipal, que fica na Avenida João Naves de Ávila, 1617, bairro Santa Mônica. Depois da audiência, às 12 horas, acontece uma visita ao presídio Professor Jacy de Assis.

A deputada, que é da cidade, quer conferir como se dá o atendimento aos cidadãos que utilizam os serviços ali prestados e como trabalham os servidores ali lotados. Em março, a mesma delegacia foi alvo de visita da Comissão de Segurança Pública, e os parlamentares encontraram um prédio com rachaduras, precariedade nas instalações elétrica e hidráulica, paredes mofadas e outros problemas. A comissão encaminhou um relatório com pedido de providências urgentes ao secretário de Defesa Social, Lafayette de Andrada.

Convidados – Foram convidados o juiz da Vara de Execuções Criminais da cidade, Miller Rogério Justino; o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette de Andrada; a defensora pública geral do Estado, Andréa Abritta Tonet; o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas, Denílson Martins; o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia, Edson Pereira; o delegado da 1ª Delegacia de Uberaba, Samuel Barreto de Souza; e a presidente da APAC-Uberlândia, Zilma Rocha Ramalho.

Visita – Após a audiência, deputados e convidados visitam o presídio Professor Jacy de Assis, com o objetivo de verificar denúncias de violação de direitos humanos. O presídio fica na avenida Cirineu Costa Azevedo, 500, bairro Dom Almir.

Fonte: www.almg.gov.br