Comunicado importante para todos os servidores da Polícia Civil de Minas Gerais.

O SINDPOL/MG, órgão máximo de representação dos interesses dos servidores da Polícia Civil de Minas Gerais, operadores de segurança pública e sociedade civil organizada usuária e beneficiária dos serviços oferecidos pela Instituição, em pleno uso de suas atribuições e no fiel cumprimento de seu dever, diante das argüições do SINDEPOMINAS, sobre a legitimidade ou não desta Entidade Sindical, representar os interesses e anseios da classe de delegados, vem a público esclarecer que, o SINDPOLMG, fundado e registrado desde o dia 19 de dezembro de 1988, regularmente constituído com carta sindical e demais documentações, devidamente regularizado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, sempre defendeu e lutou aguerridamente pelos interesses de toda categoria policial, principalmente os delegados de polícia, classe sofrida, desprestigiada, desrespeitada pelo atual e outros governos e muitas vezes enganada por pseudo representações.

Não é de hoje que o SINDPOL/MG se destaca em suas batalhas, honrando e dignificando os interesses de seus mais de 4 mil filiados (dentre eles centenas de delegados), representando desde administrativos a Delegados Gerais de Polícia, inclusive tendo na fileira de suas filiações ilustres representantes do conselho superior de Polícia. É de valia ressaltar que lutas homéricas e históricas como a PEC 549, que cria carreira jurídica federal para os delegados e sua versão estadual na PEC 14, bem como assistência jurídica ampla e irrestrita para as autoridades policiais aviltadas nas suas atribuições por iniciativas alheias, como as recentes usurpações de função promovida pela PM e outros órgãos, a luta pela aposentadoria especial, a luta pelo fim da escolta e custódia de presos, a luta pela valorização e modernização das estruturas policiais fazem parte do colorário de ações promovidas pelo SINDPOL/MG.

Não são poucas as vezes que essa instituição se posiciona, seja através dos meios de comunicação, seja através dos movimentos reivindicatórios de rua, seminários, audiências, congressos, painéis ou através da interposição de ações judiciais ou ainda realizando articulações políticas para o atendimento das necessidades de toda a categoria. Não é compreensível, nem razoável compreender as argüições ora postuladas pela direção do Sindicato dos Delegados, em questionar a legitimidade postulatória do SINDPOL/MG; pois este sempre foi destinatário do nosso companheirismo e lealdade, sempre tratado com fidalguia e cordialidade, muitas vezes até sub-rogamos e substituímos de forma suplementar e subsidiária quando filiados em comum ali aportava e não obtinha a justa e necessária atenção. Muitas vezes fomos mais que parceiros, fomos pai, mãe e irmão do Sidepominas, na busca de solução para seus filiados.

A direção do SINDPOL/MG deixa claro aos seus filiados que não abrirá mão de uma vírgula sequer de seu direito/dever de representar e lutar na plenitude de suas prerrogativas para seus filiados sejam eles administrativos, investigadores, escrivães, peritos, médicos legistas e, sobretudo delegados.
Entendemos que uma instituição forte não pode ter Chefes fracos e desrespeitados, por isso somos sim reais representantes das autoridades policiais.

À guisa de maiores esclarecimentos, resta ainda ressaltar que a primeira direção do SINDPOLMG (primeiro sindicato de polícia registrado no Brasil), foi constituída de ilustres delegados como o Dr. Valdir Madureira Leão, Dr. Jésus Trindade Barreto (atual Chefe de Gabinete da Chefia de Polícia), e tantos outros, que honraram e dignificaram esta importante Entidade Sindical. O SINDPOL/MG ainda hoje, tem em sua direção delegados de polícia que muito se destacam pelo brilhantismo de sua atuação sindical, logo, não podemos jamais atender nem entender as reais razões da presente argüição deste respeitável sindicato, que nasceu cinco anos a posteriori do SINDPOL/MG, num lapso de confiança da direção sindical na ocasião.

Acreditamos em um sindicalismo sério, aguerrido de lutas e de base, que tem em sua atividade os reais princípios classistas. Finalmente, resta ainda salientar que continuaremos na luta e na defesa incondicional dos interesses da Polícia Civil e seus servidores, de administrativos a delegados, sempre nos colocando à disposição para melhor servir. O momento é de união, pois atravessamos séria crise institucional, mas não retroagiremos na busca de nossos objetivos.

SINDPOL/MG, sem luta não há conquistas!

A EXECUTIVA SINDICAL
Denílson Martins