Concurso 2014

12 de fevereiro de 2016

Concurso 2014
Novos investigadores tomam posse para reforço da segurança em Minas Gerais

Na manhã e tarde desta sexta-feira, 12/02, a direção o Sindpol/MG compareceu a Acadepol para acompanhar a solenidade de posse dos mais de mil investigadores (as), que cumpriram a formalidade do ato administrativo de ingresso na instituição. Após este ato, todos estão aptos para iniciarem o curso de formação que começa na próxima segunda feira, dia 15.

O presidente do Sindpol/MG Denilson Martins, que acompanhou a solenidade concedeu entrevista aos veículos de comunicação, informando que mais que uma conquista a chegada desses investigadores para a instituição é o cumprimento de uma etapa importante da luta sindical por melhorias para a corporação e para a população de um modo geral. Pois, este é o primeiro concurso para o cargo de investigador sob a nova roupagem do 3º grau na história da Polícia Civil. Cargo novo, atribuições novas e mais complexas, abrindo vistas a um maior reconhecimento da sociedade e por conseguinte mais possibilidade de valorização.

O presidente também esclareceu que, essa é a primeira turma de policiais civis a se formarem sob a égide e vigência da nova Lei Orgânica, que o Sindpol/MG tanto lutou para aprovar no governo passado (Lei Complementar 129/2013). Nesta legislação, os policiais começam a ser reconhecidos do ponto de vista jurídico, previdenciário e salarial a partir de sua nomeação e posse, e não mais na antiga regra, em que, só poderiam ser considerados policiais, na acepção jurídica da palavra, após o curso de formação, o que demorava ainda cerca de 3 meses, para receberem o primeiro salário, ficando até então, desassistidos de quaisquer diretos previdências, assistenciais e securitários. Por tudo isso, o início da formação, nomeação e posse desses policiais é sim um avanço, verdadeira conquista, que demorou mais de 40 anos para se efetivar (a Lei antiga 5406/69 foi sancionada no regime militar e vigeu durante todos esses anos, não sendo sequer recepcionada pela Constituição Federal de 1988).

Desejamos aos novos colegas de trabalho muito sucesso nessa nova etapa!