Conversa de Compadre.

Conversa de Compadre

 

conversa_compadre.jpg

            – Oi Cumpadi Izé!

            – Dia Cumpadi Jão!

            Jão: Cumpadi Izé, Ce cunhece esse tar de crack?

            Izé: Sei sim Cumpadi Jão! É aquele gordo que se aposentou esturdia!!! Ronardo, né?

            Jão: Não Cumpadi Izé! É uma tar de droga que tá invadino e matando os jovi e os véio até aqui nos interior. Por causa dela, eles robam, eles matam, eles faiz de tudo.

            Izé: E a poliça, Cumpadi Jão? Num faz nada não? Toda hora a gente vê o Governador Anestesia falando que o crime tá diminuino, tá baixando… i tal coisa e coisa tal…

            Jão: Que nada, Cumpadi Izé! Esse tar de Anestesia i a corja dele num ta nem aí prus póbri! Dizem que ele gosta mesmo é de puliça  de farda! Põe, põe e põe puliça na rua, mas num dá condição de trabaio! Aí as bandidagem faz a festa!

            Izé: I a puliça civir; a que num usa farda; os dotô delegados, os detetive que fica naquelas delegacia caino os pedaço?

            Jão: Ah, cumpadi Izé, esse tar de Anestesia junto com um tar de Biato falô que tem é qui acabá cum esse povo, purquê eles num obedece os trem errado que eles manda fazê. Pra mim os dois gosta mermo é do regimi militá!

            Izé: Será, Cumpadi Jão? Num é a civir e os dotô delegado que resolve os marfeito que os de farda num conseguiro privini?

            Jão: É isso mesmo, Cumpadi Izé! O Biato e o Professor Anestesia privilegia uma puliça militá e arrebenta com a poliça civir, faz concurso pra uma e sucatia a ôtra, compra carro novo pra uma e dexa cacareco pra ôtra… Iaí a bandidagem faz a festa cumpadi. Sem a apuração bem feita ninguém fica na cadeia.

            Izé: Mas Cumpadi Jão, i a tar de integração que o Governo tanto fala?

            Jão: Izé, é integração mesmo, Cumpadi. Ta integrando tudo mesmo, o Anestesia e o Biato manda a puliça de farda investigá, grampiá telefoni, entra da casa dos ôtro, tudo qui é da civir, falando qui a civir nun dá conta, qui nem tem pessoal…

            Izé: Ué, Cumpadi Jão! É só fazê concurso pra civir igual eles faz pra militá, e melhorar as condição senão imbola e dá briga.

Izé: I falando im concurso cumpadi… quantos puliças nóis temos aqui em Minas?

            Jão: Militá 50 mir e civir 10 mir. E ês fazem qui fazem os tarde dos bulitim de ocorrência e num resóvi nada! As tar de meta aqui, meta aculá e a bandidagem só armentando, Cumpadi.

            Izé: É, Cumpadi. Ês tão matano, robano e istrupano dimais mesmo! E é todo santo dia! E a gente se pergunta: aonde ta essa quantidade de puliça qui a gente num vê quando precisa?

Jão: E é briga mesmo, Cumpadi Izé. Brigão! Ce viu lá em Contage isturdia? Quase deu morte e graças a Deus e a Nossa Sinhora num aconteceu o pior.

            Izé: Cumpadi, uma coisa eu num intendo. Vi isturdia que os juiz fala que tem poco juiz, poco promotor e purisso os processu demora tantu! Principalmente os de dinheiro qui a gente tem pra receber. Por que o Anestesia e o Biato num põe um militá lá, pra julgá os processo pra gente? Eles num encaixa bem im tudo quanto é lugá?

            Jão: É Cumpadi, nos hospitar também ta faltando tanto médico e infermêro pra ajudar os duente.

            Izé: É isso mesmo Cumpadi! Podia também pôr um militá pra governá no palácio porque o professo e o tar de Biato num ta dando conta não. A Bandidagi ta tomando conta mesmo! Nossa Sinhora!

            Jão: Ué Cumpadi, aí vai vira ditadura! Só militá mandano, só militá fazeno tudo só pra eles?

            Izé: É Cumpadi Jão, já virô, só esquecero de avisá.

            Jão: Óia Cumpadi, é mio a gente pará cum essa cunversa, sinão eles escuta e manda os hômi descer o côro na gente, porque na ditadura é assim: num pode falar do governo nem da puliça.

            Izé: É mesmo cumpadi, vi isturdia no Balanço Gerar, que eles tão batendo até nos próprio puliça. Já pensô, Cumpadi?

            Jão: É… imagina intão nóis qui somo jeca, qui num temo istudo e pobri?

            Izé: Vamo simbora, Cumpadi! Tarde!

            Jão: Tarde, Cumpadi! Põe a bença nos minino e manda um abraço pra Cumadi. Cuidado cum a puliça!

            Izé: Rsrsrsrsrs! Num precupa não, Cumpadi. tô todo certim!

            Jão: Mesmo assim, rsrsrsrs!