Crescimento da economia mineira também pode abrir espaço para reajustes salariais.

O recente resultado do crescimento do PIB mineiro, alardeado pela imprensa, demonstra que as entidades sindicais estão no caminho certo, em se articularem na busca por valorização salarial para os seus representados. No caso do SINDPOL/MG, a situação não é diferente. Representamos um dos seguimentos dos mais exigidos na dinâmica do serviço público (a Segurança). Temos hoje, o 2º pior salário do país, e no caso específico da Polícia Civil, a falta de investimento e o sucateamento é uma realidade. O crescimento anunciado do PIB, não é novidade para nós sindicalistas, pois estamos acompanhando estes diagnósticos desde o início do Governo Aécio/Anastásia, com a implantação do Choque de Gestão. De lá pra cá a arrecadação do estado praticamente sextuplicou, e o salário do policial civil, em nove anos, apenas dobrou, ou seja, temos um déficit de 400% se acompanharmos a evolução da receita do estado. Não podemos abrir mão, neste momento histórico da nossa economia estadual e nacional, de reivindicar uma valorização efetiva para a massa salarial dos trabalhadores do setor público, em específico, os policiais.

O governo ficou devendo para o movimento sindical a recomposição das tabelas, o reposicionamento para vários setores, dentre eles a Polícia Civil, no quadro estritamente policial, além de uma data base anual com recomposição das perdas e crescimento real, como acontece hoje com o salário mínimo.

O SINDPOL/MG e o movimento sindical já encaminharam ao governo, desde o ano passado, a pauta de reivindicações, estamos esgotando a via do diálogo, porém, se não houver a sensibilidade e o bom senso do governo em estabelecer uma agenda para um atendimento positivo em curto, médio e longo prazo, não haverá outro caminho senão a paralisação dos serviços, ou seja, greve. O prazo acordado entre chefia e sindicato foi o primeiro quadrimestre, e este já esta se expirando.

Veja a matéria: PIB de Minas cresce mais que o da China