Cumprimento de acordo

Cumprimento de acordo: Governador Pimentel assina acordo para pagar piso salarial nacional aos professores até 2017

Em ação inédita, após anos de demanda com governos passados, a classe dos professores capitaneada pelo Sind-UTE, consegue juntamente com o governo Fernando Pimentel, a implantação do piso salarial nacional da Educação no Estado de Minas Gerais, R$1917,78. O acordo, na visão dos trabalhadores da categoria, foi muito bom e mais abrangente até que o praticado no Governo Federal, pois, o mesmo valor na proposta do piso nacional, se refere a 40horas/semanais, com o vencimento básico incidido sobre o mesmo todas as vantagens individuais, como: quinquênios, biênios, dente outros. No acordo pactuado com o Governo do Estado, o mesmo valor e metodologia são aplicados para 24horas/semanais.

Este é um avanço considerável e muito representativo para toda a categoria do serviço público, demonstrado que o governo de Fernando Pimentel tem capacidade de cumprir os acordos firmados com a categoria em campanha. Da parte do Sindpol/MG e da Polícia Civil ficam os votos de reconhecimento do esforço por parte do governo e da categoria da educação, que lutou bravamente pela valorização alcançada. Aguardamos que o kmesm0o possa ser praticado também no tocante aos compromissos assumidos com a categoria Polícia Civil.

Minas é exemplo para o Brasil

A atitude do governador Pimentel em cinco meses de mandato, juntamente com seu secretariado, agiu pela via do diálogo e da negociação permanente reconhecendo o protagonismo das entidades sindicais, serve de exemplo para os demais gestores estaduais dos 27 entes federados, bem como, para as prefeituras municipais, pois, ao contrário do que vem sendo praticado no Estado do Paraná, governado por Beto Richa, do PSDB, o Governador Pimentel, em nenhum momento, usou a truculência do aparato policial militar, para reprimir críticas e manifestações do movimento sindical, muito pelo contrário, abriu um canal de discussão permanente, garantindo a ampla participação dos dirigentes sindicais da pasta, com destaque para a grande líder, Beatriz Cerqueira, coordenadora geral do Sind-UTE e presidente da CUT Minas. É desse nível de discussão e negociação que o movimento sindical e toda classe trabalhadora do Estado e do país precisa, para que todos possam alcançar valorização e desenvolvimento, fazendo o Estado e o país voltarem a crescer.

Veja mais: O Tempo