Departamento Antidrogas lança cartilha de orientação sobre uso de drogas entre crianças e adolescentes.

cartilha_antidrogas02.jpgDepartamento Antidrogas lança cartilha de orientação sobre uso de drogas entre crianças e adolescentes

Com o intuito de produzir reflexões a respeito dos danos físicos e psicológicos causados pelo uso de drogas, o Departamento de Investigação Antidrogas (DIA) criou a cartilha “Drogas: Conhecimento para escolhas conscientes”. A iniciativa é da Coordenação de Integração, Prevenção e Ensino em parceria com a Universidade Fumec e tem como público alvo crianças e adolescentes. O lançamento será dia 23 de Novembro, às 19h, no Teatro Phoenix da Universidade Fumec.

O material foi desenvolvido de forma inovadora. O formato, as cores e a linguagem são organizados de forma didática e atrativa aos jovens. São três parágrafos por página, que constituem textos independentes e de fácil leitura. As informações trazem as consequências do uso das substâncias entorpecentes, dividas por tipologia e forma de ação no organismo. Além disso, inclui a legislação com informações sobre as penalidades às quais estão sujeitos usuários e traficantes. As ilustrações possuem elementos da cultura hip-hop e não aludem à imagem das drogas, já que o material foca no conhecimento contextual sobre o tema e não na droga em si.

De acordo com os investigadores Rodrigo Pascoal e Daniele Scarpeli, da Coordenação de Integração, Prevenção e Ensino do Departamento de Investigação Antidrogas, a ideia de criar o material surgiu devido ao crescimento da demanda por informações sobre drogas, principalmente nas escolas de ensino médio e fundamental. “Devido à demanda das escolas, nós já fazíamos esse trabalho de orientação junto aos estudantes. Percebemos que faltava um material impresso, que ajudasse as crianças e adolescentes a absorverem melhor as mensagens”, explica.

Após o lançamento, as cartilhas serão distribuídas gratuitamente em empresas, ONG’s e escolas públicas e particulares que solicitarem a realização de palestras pelo Departamento de Investigação Antidrogas. O auditório Phoenix, onde será o evento, fica à rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro. A entrada é franca.