Diretoria Regional do SINDPOL/MG em Montes Claros denuncia a falta de estrutura enfrentada pelos policiais civis do Norte de Minas.

A realidade da Polícia Civil em Montes Claros

Para falar sobre a realidade da Polícia Civil em Montes Claros, conversamos com o diretor do Sindpol Região Norte, Jairo Barbosa. Ele afirmou que a situação na cidade é alarmante, pois as condições materiais e humanas são bem abaixo das ideais.
– O número de investigadores é desproporcional ao número de casos que temos de atender. O efetivo da Polícia Civil hoje é de aproximadamente 200 servidores, um número bem inferior ao que seria necessário para atender à demanda da cidade – esclarece.
O diretor aponta que além da situação das condições humanas, a situação das condições materiais também é deficiente. Os equipamentos e as instalações são antigos e estão completamente deteriorados.
– Coisas básicas para se trabalhar como cadeiras e mesas são antigas e em mau estado de conservação. É necessária uma reforma geral em todas as unidades de polícia da região – afirma.

ADESÃO À GREVE

Sobre a greve, Jairo assegurou que os servidores estão bem conscientes do seu papel de grevistas. Ele disse ainda que os cidadãos têm se mostrado compreensão com a greve e a causa dos policiais.
– Reclamações sempre existem, pois os serviços estão reduzidos e as pessoas precisam deles. Mas, apesar disso, temos recebido apoio de muitos cidadãos à medida que passam a ter conhecimento das nossas causas e reivindicações.
De acordo com Jairo, a próxima etapa da greve será definida a partir de uma assembleia marcada para o dia 8 de junho em Belo Horizonte, onde estarão presentes servidores e representantes de sindicatos de todas as regiões de Minas Gerais.
Na ocasião, será feito o levantamento dos números da greve no estado, levando em consideração a quantidade de servidores que aderiram e a situação dos serviços prestados. Haverá também uma discussão acerca de qualquer proposta que venha a ser feita pelo governo.
– No dia 8 de Junho será definido o rumo da greve. Dependendo da proposta do governo, o atendimento pode ser reduzido de 50 para 30% em todo o estado. Tudo vai depender da proposta do governo estadual – conclui.

A ESPERANÇA É GRANDE

Para a diretora financeira do Sindpol/MG Região Norte, Gessileia Soares Cangussu, a greve em Montes Claros atende a todas as recomendações feitas pela central do sindicato em Belo Horizonte e, por isso, a greve está sendo conduzida de uma forma muito consciente.
– Nossa greve atende rigorosamente à cartilha recomendada pelo sindicato de Belo Horizonte. Procuramos fazer tudo corretamente para que os objetivos almejados sejam atingidos.
Gessiléia argumenta que as exigências nunca são atendidas integralmente e a contraproposta deve ser muito bem avaliada. Mesmo assim, ela afirma que deposita muita confiança em um bom resultado pela forma com que a greve está sendo conduzida.
– A esperança é grande. Procuramos fazer tudo com muita responsabilidade para que sejamos atendidos em todas as exigências. Mesmo que isso não ocorra, esperamos que o que alcancemos chegue perto do alvo traçado – garante.

Fonte: www.onorte.net