Dr. Cesar Monteiro assume 17º DP de Pouso Alegre

25 de novembro de 2016

A solenidade de posse aconteceu ontem (24/11) na Câmara Municipal de Pouso Alegre, onde o Dr. Cesar Augusto Monteiro Alves Júnior assumiu formalmente – pois já estava em atividade desde a publicação do Ato em 5/10 – a Chefia do 17º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais.

O novo chefe terá sob seu comando 72 cidades pertencentes às delegacias regionais de Pouso Alegre, São Lourenco e Itajubá.

A solenidade contou com a presença do Chefe de Polícia, Dr. João Otacílio da Silva Neto e parte da cúpula da Polícia Civil, além naturalmente, das principais autoridades civis e políticas da cidade. Estiveram presentes também o presidente do Sindpol/MG Denilson Martins, o vice, Antônio Marcos Pereira (Toninho Pipoco); o diretor administrativo, José Maria de Paula “Cachimbinho” e o diretor de assuntos do interior, Mário Antônio dos Santos.

A diretoria do Sindpol/MG parabenizou o filiado Dr. Cesar Monteiro pelo novo desafio e lhe deseja um profícuo trabalho.

História

Natural de Guaratinguetá no vale do Paraíba, Cesar Monteiro, como é conhecido na Instituição, ingressou na PC como delegado de polícia em 1992, trabalhando inicialmente na regional de Pedra Azul, no Norte de Minas. De lá seguiu para Tupaciguara e não saiu mais do Triangulo Mineiro, fixando residência com a esposa e as duas filhas em Uberlândia, onde trabalhou durante vários anos.

Antes de ser promovido a Chefe de Departamento, foi delegado regional de Araguari. Em seu discurso de posse, Dr. Cesar Monteiro reafirmou o compromisso de combater o tráfico de drogas, de onde vem, segundo ele, os demais crimes que deixam a população sempre em estado de alerta. E enfatizou que, embora considere importante integrar a Polícia Civil à sociedade através da imprensa, pretende trabalhar sem estrelismo, com a discrição que é peculiar ao trabalho da Polícia Civil. Fonte: Blog do Airton Chips – com adaptação

Pouso Alegre exige superação de desafios para a Segurança

Região estratégica no Sul de Minas, com mais de 143.846 habitantes, com importância econômica, demográfica e cultural, Pouso Alegre é hoje uma das principais cidades para a política Estadual de Segurança Pública. Sede do 17º DP que abriga e engloba mais de 70 cidades, tem como grande desafio a redução dos índices de criminalidade violenta, com ênfase na repressão qualificada, furtos e roubos de cargas, tráfico de drogas e o combate permanente à organizações criminosas. É nesse departamento que a atenção maior deve ser dada nas regiões de fronteira, principalmente com o Estado de São Paulo, face a presença e atuação de organizações criminosas, como o PCC.

Foi em Itamonte, na região do 17º DP, que ocorreu uma grande operação há 2 anos, onde se reprimiu uma quadrilha de assaltantes de banco, resultando em intensa troca de tiros, com vitimização de policias e óbitos de bandidos. É também nessa região, que o Governo do Estado precisa prover mais equipamentos, logísticas e principalmente recursos humanos qualificados.

Pessoa certa, no lugar certo

Em seu pronunciamento, o chefe de polícia, Dr. João Otacílio, deixou claro que, por sua experiência, trajetória, capacitação, compromisso com a Segurança Pública e com a PC, o Dr. Cesar Monteiro é o profissional certo e adequado para mobilizar as ações e os recursos tão necessários que a população de Pouso Alegre e região tanto carece, e a ele não faltará todo apoio e meios para o desempenho da sua função.

O chefe também agradeceu a presença das autoridades e reforçou a atenção e apoio que deve ser dado ao novo chefe do 17º DP, que nessa data toma posse.

O presidente do Sindpol/MG Denilson Martins também se fez presente com a sua comitiva, nesse ato, também testemunhou o grande clamor por mais segurança e mais atenção que a população local solicitou, cuidou de ouvir os policiais mais novos e antigos, que participaram desse evento. Ouviu as suas reivindicações, as quais se comprometeu em cobrar tanto da chefia, da Administração Superior e do Governo do Estado.

O Sindpol/MG já há muito tempo, percebendo a carência, bem como as potencialidades que devem ser atendidas nessa importante região, cuidou de estabelecer uma subsede regional sindical, que está situada em São Lourenço, da qual é o diretor regional, o atual vereador e investigador de polícia, Márcio Silva Araújo (Márcio da Civil), operador de segurança destacado, com reconhecimento regional e que muito contribui trazendo até a direção estadual às demandas locais. O presidente se comprometeu em diligenciar mais estendendo as ações do sindicato ao local.