Governador Anastasia anuncia secretariado e nomeação do novo Chefe da Polícia Civil.

Governador Anastasia anuncia secretariado e nomeação do novo Chefe da Polícia Civil

O governador Antonio Anastasia (PSDB) anunciou oficialmente na tarde desta quarta-feira, no Palácio Tiradentes, a sua nova equipe para os próximos quatros anos. A equipe tem a participação dos partidos da base aliada e alguns nomes estratégicos do primeiro escalão foram mantidos

Quatro secretários continuam à frente de suas respectivas. Danilo de Castro permanece no comando da secretaria do Governo, Jorge Souza Marques segue na Saúde, Leonardo Colombini na Fazenda e Renata Vilhena na pasta de Planejamento e Gestão.

Outras 11 secretarias já existentes foram mantidas e serão comandadas por novos secretários São elas: Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Elmiro Nascimento), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Nárcio Rodrigues), Cultura (Eliane Parreiras), Defesa Social (Lafayete Andrada), Desenvolvimento Econômico (Dorothea Werneck), Desenvolvimento Social (Wander Borges), Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Bilac Pinto), Esporte e da Juventude (Bráulio Braz), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Adriano Magalhães), Transportes e Obras Públicas (Carlos Melles) e Turismo (Agostinho Patrus Filho).

Foram criadas as secretarias de Estado de Trabalho e Emprego, comandada por Carlos Pimenta, e a da Casa Civil e Relações Institucionais, que terá à frente Maria Coeli Simões, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais. A Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas deixa de ser “extraordinária” e se torna efetiva, tendo Gil Pereira à sua frente.

Além das secretarias de Estado, o governador anunciou três secretários extraordinários: da Regularização Fundiária, Manoel Costa, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Reforma Agrária; da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, que deixa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.

Foram anunciados ainda os presidentes das empresas estatais. Na Cemig, permanece o atual presidente, Djalma Morais. Na Copasa, está mantido Ricardo Simões, assim como na Codemig, o atual presidente, Oswaldo Borges.

No Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta Carvalho assumirá a presidência, tendo José Santana como vice-presidente. Na Gasmig, será presidente Fuad Noman. No Servas, Andrea Neves retorna à presidência.

Para a Secretaria Geral do Governo segue Gustavo Magalhães e na Advocacia geral do estado (AGE), Marco Antonio Romanelli. Assume a Controladoria Geral do Estado, criada a partir da ampliação das atribuições da Auditoria geral do Estado (AUGE), Moacyr Lobato, ex-secretário de Estado de Defesa Social.

No comando da Polícia Militar de Minas Gerais, permanece o coronel Renato Vieira de Souza e a Polícia Civil de Minas Gerais passa a ser chefiada pelo delegado-geral Jairo Léllis. No Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, assume o coronel Sílvio Antonio de Oliveira Melo. No Comando do Gabinete Militar permanece o coronel Luiz Carlos Martins.

O governador também anunciou a criação do Escritório de Prioridades Estratégicas, que será chefiado por Tadeu Barreto, atual coordenador do Programa Estado para Resultados.

O deputado estadual Luiz Humberto (PSDB) será o líder do governo na Assembleia.

Novos secretários

Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Elmiro Nascimento
Casa Civil e Relações Institucionais – Maria Coeli Simões
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Nárcio Rodrigues
Cultura – Eliane Parreiras
Defesa Social – Lafayete Andrada
Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte – Gil Pereira
Desenvolvimento Econômico – Dorothea Werneck
Desenvolvimento Regional e Política Urbana – Bilac Pinto
Desenvolvimento Social – Wander Borges
Educação – Ana Lúcia Gazolla
Esportes e da Juventude – Bráulio Braz
Fazenda – Leonardo Colombini
Governo – Danilo de Castro
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Adriano Magalhães
Planejamento e Gestão – Renata Vilhena
Saúde – Antônio Jorge Souza Marques
Trabalho e Emprego – Carlos Pimenta
Transportes e Obras Públicas – Carlos Melles
Turismo – Agostinho Patrus Filho

Extraordinários
Secretário Extraordinário da Copa do Mundo – Sérgio Barroso
Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana – Alexandre Silveira
Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária – Manoel Costa

Nomeações

Cemig – Djalma Morais
Copasa – Ricardo Simões
Codemig – Osvaldo Borges
BDMG – Matheus Cotta Carvalho
Gasmig – Fuad Noman
Servas – Andrea Neves
Secretaria Geral – Gustavo Magalhães
Advocacia Geral do Estado – Marco Antônio Romanelli
Controladoria Geral do Estado – Moacyr Lobato
Gabinete Militar do Governador – Cel. Luiz Carlos Martins
Polícia Militar de Minas Gerais – Cel. Renato Viera de Souza
Polícia Civil – Jairo Léllis
Corpo de Bombeiros – Cel. Sílvio Antonio de Oliveira Melo
Escritório de Prioridades Estratégicas – Tadeu Barreto