Governo anuncia concurso público para Polícia Civil.

policiais_civis_2.jpg

Após meses de cobranças e reivindicações contundentes do SINDPOL/MG, finalmente o Governador Anastasia cede às pressões e anuncia concurso público para Escrivão e Delegado de Polícia, porém em número insuficiente.
Esse será o primeiro concurso público da Polícia Civil que terá como pré-requisito o 3º grau para ingresso à carreira de escrivão, nos termos da Lei Complementar 113/2010.  Contudo, o presente certame não atende sequer de longe a demanda reprimida da Polícia Civil, que clama pelo menos por mais 9.500 servidores nas diversas carreiras que a compõe (Investigadores, Médicos Legistas, Escrivães, Delegados, Peritos e Administrativos). Só à titulo de exemplo, o número de servidores aptos para se aposentarem em abril chega a 1.030 que, se aposentarem, vão impactar sobremaneira os quadros da instituição.  Sem deixar de mencionar que, em grande parte do estado, cadáveres são enterrados em covas rasas para serem exumados depois de três meses porque não há Médicos Legistas e Peritos em números suficientes para atender essa demanda. Isso sem falar de servidores municipais e privados que em desvio de função cumprem o papel de AD HOC sem qualquer tipo de formação e preparo técnico, o que compromete a lisura e a eficiência do serviço policial, além de constituir exploração da mão de obra desses servidores, o que se caracteriza em flagrante ilegalidade. Tudo isso poderia ser evitado se fosse ampliado o quadro da Polícia Civil com a realização de concurso público para todos os cargos com número de vagas suficientes para suprir tal demanda.

Esperamos ainda que o governo tenha sensibilidade de atender às demandas prioritárias da Polícia Civil, mormente no tocante ao efetivo, infraestrutura, condições de trabalho e salário justo, atendendo assim às necessidades do servidor da Polícia Civil.

Veja mais no link abaixo.


Link:http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=170117,OTE&busca=concurso%20policia%20civil%20mg&pagina=1