Greve dos professores avança com possibilidade de solução após decisão do Supremo

Greve dos professores avança com possibilidade de solução após decisão do Supremo

A greve dos professores da rede estadual, que segue com amplo apoio social de movimentos organizados, inclusive com participação direta do Sindpol/MG, após perseguirem firmemente no propósito, conseguiu a decretação da legalidade do seu pleito depois de 82 dias de greve. A mobilização dos professores, mais que um exemplo de cidadania, é um estímulo pra outras lutas, inclusive para a segurança pública.

 

Expectativa de fim da greve

A semana começa com a expectativa de que o governo de Minas apresente uma proposta para encerrar a greve dos servidores da educação, que completa 82 dias. Depois da posição do Supremo Tribuna Federal (STF) em favor dos professores, no meio da semana, a reivindicação da categoria ganhou novo fôlego e o Estado agora estuda maneiras para pagar o piso nacional – uma possibilidade é escalonar o pagamento.

O STF determinou que os Estados paguem o piso nacional de R$1.187,97 aos profissionais da educação básica com carga horária de 40 horas semanais, em cumprimento lei 11.738/2008. Além disso, o Supremo descartou como forma de pagamento o sistema de subsídio, que incorpora ao salário os benefícios e gratificações conquistados ao longo do tempo. Leia mais…