História

No dia 13 de outubro de 1988 surgia com o MUP (Movimento de União dos Policiais) a ideia de fundar um sindicato para a defesa da categoria policial civil mineira. Em 19 de dezembro, daquele mesmo ano, em Assembleia Geral convocada para a sede do Sindicato dos Tecelões, em Belo Horizonte, oficializou a fundação do primeiro sindicato de polícia do país.

A primeira diretoria executiva do SINDPOL/MG foi formada pelos policiais: Valdir Madureira Leão, Antônio Orpheu Braúna, Geraldo Lopes, Jésus Trindade, José Maria de Paula, Vicente Ferreira Guilherme, Ércio Quaresma, além de outros companheiros de caminhada, que sempre estiveram presentes na idealização e realização do sonho de fundar um sindicato único da categoria.

No ano de 1991, já consolidado, o sindicato atendia os filiados em um prédio alugado na Av. dos Andradas. Em 2005, sob a presidência de Antônio Marcos Pereira, a sede foi transferida para o bairro Colégio Batista, e em 2009, adquiriu-se a primeira sede própria, no bairro Lagoinha, onde atualmente funciona o nosso complexo sindical que conta com quase 6.000 filiados, entre eles servidores de todas as categorias da Polícia Civil e servidores administrativos.

Missão:

Representar os servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, defendendo os interesses coletivos e individuais dos seus filiados e da Instituição Polícia Civil, sempre zelando pela qualitativa prestação de serviços de Segurança Pública para a população.

Visão:

Ser um sindicato cidadão reconhecido nacionalmente pela excelência dos serviços prestados a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, aos seus filiados e a sociedade.

Valores:

• Prestação de serviço com ética, transparência e qualidade;
  • Compromisso com seus filiados, instituição e servidores;
  • Atuação sindical justa, responsável e integrada;
  • Valorização de seus colaboradores, proporcionando-os crescimento profissional junto com a entidade.