Manhuaçú, Dinivópolis, Itaúna e Cláudio: Adesão 100% a greve.

greve_manhuacu.jpgMANHUAÇU – O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindpol/MG) anunciou que a categoria deve entrar em greve por tempo indeterminado no dia 10 de maio. Acatando as deliberações da Sindpol, a delegacia regional de Manhuaçu anunciou a paralisação, tendo trabalho efetivo de apenas 50%, nesta terça-feira (10).  O objetivo é reivindicar melhores salários e condições de trabalho.
Uma assembleia aconteceu no dia 29 de abril, em Belo Horizonte, e o Sindicato dos Agentes da Polícia Civil de Minas Gerais discutiu alguns termos reivindicados com o governo, Antonio Anastasia, mas não obteve êxito nas negociações.  A pauta foi entregue ao governo do estado no ano passado e até agora o governador não apresentou sequer uma contraproposta para a categoria.

CARTILHA
Uma cartilha foi entregue a cada departamento da Polícia Civil de Minas Gerais e também está disponibilizada no site do Sindpol.  No documento segue orientações de serviço dos policiais civis, além de frases de incentivo à greve.
“Combativos Policiais Civis do Estado de Minas Gerais, é chegada a hora de exigirmos do Governo do Estado a merecida dignidade e reconhecimento de nossa carreira, que está hoje em completo sucateamento logístico e humano (quadro funcional menor do que havia na década de 80), e o PIOR SALÁRIO DO BRASIL”, diz parte do documento.
“Para sermos valorizados, temos que estar unidos e engajados na GREVE que ficou deliberada na Assembleia Geral do dia 29/04/2010 atendendo na íntegra a todos os comandos informados nessa cartilha, sendo que os casos omissos devem ser deliberados pela própria equipe no uso do bom senso, mas de forma a demonstrar ao cidadão a importância de nosso movimento, bem como o completo respeito a todos”, completa a cartilha.
Apesar da manifestação, também foi pregado respeito ao cidadão para que assim a Polícia Civil tenha o apoio da população. “Devemos ser gentis e receptivos com todos os cidadãos que procurarem as Unidades Policiais para que possamos ter o apoio da sociedade. Por isso, nosso movimento deve ser de TOTAL respeito a todos”, finaliza.
Veja alguns pontos da cartilha.

OCORRÊNCIAS E PLANTÕES
Será feito a confecção do REDS apenas em 50% do total que normalmente é feito na Unidade Policial. Para isso os policiais podem utilizar os critérios que acharem mais adequados. Sugerimos que façam o atendimento apenas na parte da manhã, no caso do expediente, e nos horários compreendidos entre as 18:30 horas e 21:00 horas, no caso dos plantões. Os plantões de finais de semana deverão seguir o horário estabelecido durante a semana.

DETRAN
Realizará vistorias e emplacamentos veiculares apenas em 50% do total do número de veículos que normalmente fazem. Sugerimos, se possível, que os atendimentos sejam realizados na parte da manhã.
A banca examinadora deverá realizar 50% dos exames marcados, ou seja, 50% dos exames da manhã, 50% da tarde e 50% da noite. Caso haja algum prejuízo maior ao candidato (ex: o último exame que ele tem direito de fazer), os examinadores deverão atender.
Os documentos de veículo devem ser assinados preferencialmente às segundas feiras.

INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA (inclui os setores de perícia do interior)
Somente realizará as perícias e exames necessários aos casos de flagrantes de crimes  e ocorrências  envolvendo  vítima  fatal  no local; Não serão realizadas perícias de trânsito nas ocorrências em que não tenham vítimas. greve_manhuacu2.jpg

DELEGACIAS ESPECIALIZADAS
No caso de homicídios, sendo possível, a Autoridade Policial e sua equipe comparecerão ao local do crime, mas não deverão proceder a diligências investigativas, somente se houver estado de flagrância. As delegacias de mulheres devem proceder normalmente nos casos urgentes em que se requerem medidas protetivas, em casos de violência doméstica.

CONCURSO
A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG) anunciou na segunda-feira, dia 2 de maio, por determinação do governador Antonio Anastasia, a realização de concurso público, visando o preenchimento de 144 vagas na carreira de delegado e 205 vagas na carreira de escrivão. Atualmente, a Polícia Civil de Minas possui cerca de 10,5 mil policiais.
De janeiro de 2003 a agosto de 2010, ingressaram na instituição 547 novos delegados por meio de concurso público. Nos últimos oito anos, o quadro de pessoal da PCMG teve 48% de renovação de servidores. Em janeiro de 2003 eram 9.117 policiais civis. Hoje, a instituição conta com 1.037 delegados, 6.998 investigadores, 1.649 escrivães, 244 médicos legistas e 601 peritos criminais.

Fonte: www.diariodemanhuacu.com.br