Minas Novas, Turmalina, Capelinha, Elói Mendes e Três Pontas fazem a diferença no movimento de greve da Polícia Civil.

turmalina_greve.jpg
Minas Novas, Turmalina, Capelinha, Elói Mendes e Três Pontas, vale a pena citar cada uma destas cidades que têm feito a diferença no nosso movimento de greve. A Polícia Civil agradece.

Se sua depol aderiu à greve e também esta fazendo a diferença, encaminhe para o e-mail [email protected], informações e fotos do andamento da greve para que possamos tornar público a mobilização e compromisso com a categoria e instituição Polícia Civil. Nossa luta é justa e legítima!

Notícias da Imprensa

Falta de delegados deixa unidades da Polícia Civil de portas fechadas

Um problema que acontece em toda Minas Gerais também atinge algumas cidades do Sul de Minas: a falta de delegados. Antes eles faziam hora extra para atender à população, mas agora eles optaram por cumprir as 40 horas semanais previstas por lei. Desta forma, não há delegados de plantão depois das 18h e nos finais de semana. Em Elói Mendes ou Três Pontas, por exemplo, para registrar um boletim de ocorrência nesses horários, é preciso ir até a delegacia regional. A Polícia Militar faz o flagrante e tem que conduzir os suspeitos até Varginha. Em algumas cidades, além de não ser possível encontrar o delegado de plantão, as portas das delegacias ficam fechadas.

De acordo com o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais, o número de delegados que atende nas delegacias de todo estado é bem menor do que deveria ser. Segundo o sindicato, os delegados decidiram cumprir sua verdadeira carga horária para não entrarem em greve. O objetivo foi reduzir a hora trabalhada e aumentar a região de cobertura do plantão. O novo procedimento foi adotado em abril.

Em todo o Brasil, pelo menos 500 municípios estão sem delegado. O governo de Minas Gerais autorizou a realização de um concurso para preencher 144 vagas de delegados no estado. O edital ainda está sendo preparado e deve sair, segundo a Polícia Civil, nos próximos dias. O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais alega que o concurso autorizado pelo governo não é suficiente. Para o órgão, seriam necessários pelo menos mais 3,5 mil servidores.

Greve

Policiais civis de Minas Gerais começaram uma greve na terça-feira (10). De acordo com o sindicato da categoria, a adesão no Sul de Minas e nas outras regiões do estado é de 85%. Os policiais estão trabalhando com metade do efetivo e os atendimentos de urgência foram mantidos. Em algumas delegacias, todo o efetivo está operando em meio período.

Os policiais querem as equiparações de salários de delegados com os salários de promotor e os de escrivães e investigadores, com os dos peritos. Também exigem melhores condições de trabalho, com melhorias na infraestrutura dos prédios, além de melhores equipamentos e armamentos.

Fonte: www.eptv.globo.com