Mobilização nacional pela valorização: Presidente da Cobrapol vem a Minas Gerais para reunir com direção do SINDPOL/MG

cobrapol_apoio2.jpgEm sequência as articulações pelo movimento nacional de valorização dos policiais civis, a direção do SINDPOL/MG se reuniu na manhã de hoje (16) com o Presidente nacional da Cobrapol – Confederação Brasileira dos Policiais Civis -, Dr. Jânio Bosco Gandra, que veio exclusivamente a Belo Horizonte para esse fim.

O Presidente da Cobrapol, entidade nacional legitimada, é também representante de todos os policiais civis no Conasp (Conselho Nacional de Segurança Pública), eleito democraticamente por representantes de todo o país, órgão este que tem a prerrogativa e capacidade de intervir nacionalmente nas políticas públicas de interesse da Segurança pública e especialmente da Polícia Civil.

A intenção destas articulações é o fortalecimento do movimento nacional pela valorização, bem como a aprovação da Lei Geral das Polícias Civis PLC 1949/2007 e a criação do fundo que custeará a complementação dos Estados para a implantação do piso salarial nacional das policias. Outro ponto a ser debatido e alcançado é o fortalecimento das policias civis em todo o Brasil, bem como a uniformização de padrões e procedimentos institucionais, o que seria possível com a aprovação de uma Lei Orgânica nacional.

Gandra aproveitou o ensejo para manifestar o apoio da entidade nacional no processo de elaboração da Nova Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais, o qual tem sido gestado com a participação destacada do SINDPOL/MG, após longo e intenso período de greve da categoria, a qual foi suspensa no dia 19 de julho, condicionada a aprovação dessa lei. O Presidente também se colocou à disposição de Minas Gerais para a defesa e proposição de matérias jurídicas em nível nacional, pois na condição de confederação, a entidade está estruturada juridicamente para a proposição de ADIN’s, DPF’s  e demais medidas contestatórias com vistas à defesa e fortalecimento da luta dos policiais civis pela valorização.

A direção do SINDPOL/MG busca com esta aproximação da Cobrapol mais que o cumprimento de uma meta política defendida pela chapa2, em campanha no ano passado, mas sim no fortalecimento institucional e a valorização do projeto Polícia Judiciária em nível nacional. O Presidente Denilson Martins e demais membros do sindicato se comprometeram com o Presidente da confederação em convocarem, na maior brevidade possível, todo o Conselho Deliberativo do SINDPOL/MG para opinarem e deliberarem acerca dessas matérias, pois o fortalecimento da PCMG e a valorização de seus operadores passa, com certeza, pelo processo de luta nacional e vice versa.

Também se fizeram presentes na reunião o Vice-Presidente do SINDPOL/MG, Toninho Pipoco, o Diretor Administrativo, José Maria de Paula e o Secretário Geral, Cláudio de Souza.