Modernização e valorização: SINDPOL/MG continua na evolução deste debate. Veja a sugestão da Aespol.

Em 2004 capitaneados pela Senasp, naquela ocasião dirigida pelo iminente Dr. Luiz Fernando Correa (atual diretor da PF), as entidades de classe representativas das 27 polícias judiciárias estaduais e da Polícia Federal, se reuniram por vários meses em diversos seminários e encontros na construção de um modelo padrão que atendesse as reivindicações dos participantes no processo de modernização e valorização das policias civis do Brasil. Neste sentido, vários pontos foram abordados, até chegarmos a um anteprojeto que foi denominado lei Geral das Polícias Civis no Brasil (PLC 1949/2007), que até hoje se encontra “estacionado” no Congresso Federal.

Neste projeto, inicialmente, contemplava-se como categoria policial civil, quatro classes Peritos (que se subdividia em perito, propriamente dito e legista), delegado, agente e escrivão. Neste tocante cogitou-se a aglutinação destes dois últimos, em uma única carreira, o que causou resistência nos estados do Sudeste e Sul, vindo a se consolidar no modelo acima citado.

Considerando que o referido projeto ainda se encontra em tramitação, podendo sofrer diversas alterações, seria de bom alvitre que o movimento sindical convergisse em um ponto comum acerca destes temas para não sermos sucumbidos, nacionalmente, pela influencia meramente política das casas legislativas dos governadores e do Governo Federal. Por isso é salutar, fundamental e importante que este debate se aprimore e continue.

O SINDPOL/MG na condição de entidade sindical geral, que representa a totalidade dos interesses de todas as classes da PC e que sempre exerceu o protagonismo das ações nesta senda não pode se furtar, nem nunca se omitiu em fazer um debate franco e aberto com os operadores da Policia judiciária sobre este tema vital para nossa instituição no Estado e no Brasil.

Mande suas sugestões via fale conosco [email protected] e participe deste diálogo da nossa instituição