Nota de repúdio à declaração do governador em relação ao 13º salário

3 de janeiro de 2019

O Sindpol/MG vem a público repudiar as palavras do governador Romeu Zema em razão das declarações irresponsáveis feitas por ele na TV ontem (02/01), quando o mesmo disse que não sabe como e nem quando os servidores públicos irão receber o seu direito constitucional, o 13º salário.

 Zema foi eleito governador e como Chefe do Executivo terá que solucionar os problemas de caixa do Estado e pagar o 13º salário dos servidores públicos, pois o TCE, Defensoria, Ministério Público, Poder Judiciário estão com 13º e o salário de dezembro no bolso. Onde estão os princípios constitucionais da isonomia, igualdade, razoabilidade e proporcionalidade? O caixa do Estado é único, então sr. governador Zema todos teriam que ter dado sua contribuição na crise fiscal.

Governador o sr. foi eleito, então a dívida  do Estado para com os operadores de segurança pública é sua e queremos uma solução, e não palavras de isenção, se eximindo da responsabilidade de dar uma satisfação em relação ao pagamento do 13º.

Devido a esses últimos acontecimentos no fim do ano o Sindpol/MG convida todas as entidades representativas da Segurança Pública e todos os deputados eleitos que representam essas forças para uma reunião na sede do Sindpol/MG na próxima terça-feira, 8 de janeiro, às 10h, para deliberarmos ações e estratégias em relação ao Governo pelo descaso e a falta de respeito com os operadores de segurança pública, pois prestamos serviços e temos direito ao nosso 13º salário.

O governo precisa realizar um planejamento e informar as datas do pagamento 13º, pois a inquietação é grande nas nossas bases, os operadores de segurança, em razão dos salários parcelados há mais três anos, e não pagamento 13º, estão endividados, no limite.

Somos nós que corremos risco de morte em defesa da sociedade e temos coragem para lutar pela nossa dignidade e de nossos familiares, inclusive não está descartada uma Paralisação Geral dos operadores Segurança Pública pelo não pagamento do 13º salário e pelo pagamento no quinto dia útil.

Romeu Zema o sr foi eleito com a responsabilidade de pagar nossos salários em dia e pagar nosso 13º, pois muitos operadores fizeram a antecipação do mesmo e ficaram sem salário, está um caos. Deixamos claro que estamos abertos ao diálogo, buscando uma solução para o problema. Lembrando que o estado têm dinheiro para pagar em dia o Judiciário, MP, TCE, ALMG, mas não têm para pagar os demais servidores públicos.

Queremos apenas o nosso direito.

À Executiva Sindical