Notícias da COBRAPOL

Vem aí a I Copa Brasileira de Tiro Defensivo 

A COBRAPOL é a organizadora da I Copa Brasileira de Tiro Defensivo dos Policiais Civis, cuja etapa nacional será realizada no dia 12 de dezembro, em Vitória, Espírito Santo. O evento será precedido por competições classificatórias (etapa estadual) que ocorrerão nas capitais onde ficam sediadas as entidades sindicais que participarão do evento. Participarão da competição nacional o melhor atirador policial homem e policial mulher classificado na etapa estadual.

Pelo regulamento, somente os policiais sindicalizados poderão participar das competições da modalidade promovida pela COBRAPOL. Podem se apresentar na etapa nacional, como convidados da Confederação, os policiais brasileiros e estrangeiros de outras forças, que na ocasião receberão medalha de honra ao mérito.

A competição nacional deverá ser conduzida por Defensive Shooting Officer (DSO). Os competidores poderão assistir em silêncio as provas realizadas pelos DSO’s. Além disso, em cada competição haverá um Diretor de Prova, que deverá ser um árbitro e/ou instrutor experiente que terá a função de orientar os árbitros quanto à uniformização de condutas e procedimentos, além de impedir a participação de competidores não sindicalizados e que não atendam, integralmente, os requisitos previstos na legislação vigente.

Acesse o regulamento completo na página Serviços do nosso site ou na nossa fan page no Facebook.

Veja o regulamento ao lado!

Por Giselle do Valle
Fonte: Imprensa COBRAPOL

 

Notícias da COBRAPOL
Confederação acompanha tramitação do projeto de Lei Orgânica Nacional da Segurança Pública

 

Na sequência das ações em defesa de um marco regulatório nacional da atividade policial, com carreira única, nossas entidades têm acompanhado de perto, o passo a passo desse projeto que, pode finalmente, trazer soluções ao grave desafio da Segurança Pública e valorização da classe policial em nosso país.

Veja o documento ao lado!

Resultado da reunião do Conselho de Entidades 


Na primeira parte da reunião do Conselho Nacional de Entidades da COBRAPOL, realizada ontem (27/11), foram discutidas as matérias de interesse dos policiais civis em tramitação no Congresso Nacional e definidas as que a Confederação fará gestões para aprovação e aquelas que não têm o apoio da categoria, as quais a COBRAPOL deverá lutar pela retirada ou pela aprovação de emendas que possam beneficiar o conjunto dos policiais civis do país.
   
A decisão do Conselho é retomar de imediato a luta pela aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 300 – que cria o Piso Salarial Nacional, e PEC 24/12 – que institui o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública e que prevê recursos para o pagamento de pessoal, inclusive para o reajuste salarial.
  
Outras dois textos em tramitação no Legislativo e que devem ser combatidos pela Confederação são: Projeto de Lei (PL) 1949/07 – que trata da Lei Geral, mas que pelas diversas modificações promovidas pelo governo acabou se transformando em um texto retrógrado em relação às leis estaduais atuais –, e o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 554/2010 – que dispõe sobre a aposentadoria diferenciada dos trabalhadores da área da segurança pública que desempenham atividades de risco, avaliada pelos sindicalistas como um risco para os policiais, visto que suprime direitos adquiridos dos policiais e gera insegurança institucional.
   
 Hoje continuam os debates dos membros do Conselho Nacional de Entidades da COBRAPOL. Na reunião, devem ser definidos o Calendário de Lutas; a data e a forma de execução do ALERTA Nº 2; e a data do próximo Congresso da Confederação. Leia a reportagem completa no final do dia.
   
Por Giselle do Valle
Fonte: Imprensa COBRAPOL

 

A COBRAPOL realiza nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho o seu XIII Congresso Nacional. A solenidade de abertura está marcada para as 20h30, no auditório Igaçu do hotel Mabu Thermas & Resort, em Foz do Igauçu, no Paraná. Com o tema “Como tornar a Polícia Civil mais eficaz e cidadã”, o Congresso terá um ciclo de debates subdivido nos seguintes assuntos: A Investigação Criminal: Ministério Público X Polícia Judiciária – (PEC 37); Polícia Comparada de Segurança Pública; A Carreira única na Polícia Civil; e Fundo Nacional para Segurança Pública , com foco na remuneração do policial – PEC 24. Além dos debates, o Congresso terá plenárias deliberativas que devem decidir, por exemplo, se a categoria apoia ou não a PEC 37, além de decidir sobre outras demandas da categoria, e também questões administrativas da COBRAPOL. Estão confirmadas as presenças de Jacinto Nelson Miranda Coutinho, mestre em Direito, doutor em Diritto Penale e Criminologia pela Universitá degli istude di Roma – La Sapienza, e atualmente professor titular de Direito Processual Penal, Procurador do Estado do Paraná e advogado; Cezar Brito, advogado, escritor, presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais da OAB, vice-presidente do Consejo de Colégios Y e Órdenes de Abogados Del Merco Sul e presidente da União dos Advogados da Língua Portuguesa e conselheiro da OAB Nacional; Carlos Eugênio Timo Brito, mestre em Políticas de Justiça Criminal (MSc in Criminal Justice Policy) – THE LONDO SCHOOL OF ECONOMICS AND POLITICAL CIENCE (LSE), mestre em Relações Internacionais (UNB) Política de Segurança Pública em Perspectiva Comparada: Policiamento Comunitário no Brasil e nos EUA e Professor Universitário em Brasília; Armando Fernando Queiróz Ferreira, engenheiro, especialista em Ordem Pública, especialista em explosivos, formado em Criminologia CTP em Lisboa, e sindicalista e representante de Portugal para a European Confederation of Police e para Internacional Councill of Police Representative Association – ICPRA e 19 anos de atividade policial; George Felipe Lima Dantas, professor doutor e mestre em Educação pela The George Washigton University, especialista em Segurança Pública pela Fundação Joaquim Nabuco, consultor em missões Internacionais para a Organização para os Estados Americanos (OEA) e Organização das Nações Unidas (ONU); Nuno Alexandre Martins, formador Policial das Nações Unidas, especialista em Segurança Aeroportuária, policial civil de Portugal há 19 anos e sindicalista; e o senador João Alberto Capiberibe, economista, foi Prefeito de Macapá e governador do Estado do Amapá por dois mandatos.

 

Fonte: Cobrapol