Notícias da Greve: Policiais civis em greve visitam câmara e recebem apoio dos vereadores‏ de Conselheiro Lafaiete

greve_apoio_cons_lafaiete.jpg
Agentes da Polícia Civil, que estão em greve desde o último dia 10 em adesão à paralisação estadual da categoria, estiveram nesta terça-feira, 24/05, na câmara municipal de Conselheiro Lafaiete em busca de apoio dos vereadores ao movimento. Por causa da paralisação, a Polícia Civil restringiu o atendimento a 50% da demanda diária.

O representante do Sindicato dos Policiais Civis de Minas Gerais (SINDPOL/MG), Pablo Aniceto dos Santos, informou que foram expostos aos vereadores os problemas enfrentados pelos agentes de Lafaiete em sua rotina de trabalho como efetivo escasso (são cerca de 10 policiais para atender em média a 1.000 ocorrências por mês), equipamento sucateado e orçamento insuficiente para cobrir os reparos e salários desanimadores.

Conforme o sindicalista, estes fatores explicam por que a polícia não tem conseguido fazer frente ao aumento da violência e da criminalidade no município. Pablo Aniceto lembrou que prefeituras e câmaras legislativas de várias cidades mineiras já se solidarizaram à luta dos policiais civis enviando ofícios ao governo do Estado em que relatam a situação insustentável em que se encontram as delegacias locais.

Os vereadores presentes à reunião prometeram se empenhar pelo fortalecimento da segurança pública em Lafaiete e região. O vereador Ivar Cerqueira (PSDB) recordou que, em 21 de agosto do ano passado, durante visita do então candidato ao governo estadual, Antônio Anastasia, entregou a ele uma pauta de reivindicações elaborada pelos policiais civis locais e lamentou a falta de resposta por parte do governador, seu colega de partido.

O parlamentar considerou inconcebível que a estrutura da polícia não consiga acompanhar o crescimento populacional e suas consequências. Para Ivar Cerqueira este quadro só mudará quando a sociedade despertar para o problema e exigir a garantia do seu direito à segurança pública, cuja manutenção é dever do Estado previsto em lei.

O vereador Ivar disse ainda que nos próximos dias o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, que ontem teve seu nome aprovado pela câmara municipal, para receber o título de cidadania honorária de Conselheiro Lafaiete, estará na cidade e eles vão apresentar ao secretário essas reivindicações dos policiais civis.

Fonte: http://www.jornaltribunalivre.com.br/noticia/policiais/