Polícia Civil de Alagoas rejeita proposta do Governo e permanece em greve.

Polícia Civil de Alagoas rejeita proposta do Governo e permanece em greve

greve_policiais_Alagoas.jpgOs policiais civis de Alagoas deflagraram greve por tempo indeterminado. Eles recusaram a proposta de reajuste oferecida pelo Governo de 5,91% em duas vezes e exigem o piso salarial de 60% da remuneração dos delegados de polícia, além de melhoria das condições de trabalho.

O presidente do Sindpol/AL, Carlos Jorge da Rocha, afirmou os 30% preconizados pela Justiça para as greves não serão mantidos nas delegacias. “Aqui em Alagoas mesmo que a gente faça um movimento que respeite a lei sofreremos represálias. A Justiça sempre vai decretar a ilegalidade. Por isso, definimos que nem os flagrantes serão feitos”, declarou o presidente.

Segundo ele, o delegado Nivaldo Aleixo teve de transportar sozinho, na manhã de terça-feira (26), presos acusados de tráfico de drogas na viatura da Polícia Civil, pois os agentes se recusaram a fazê-lo. O mesmo está ocorrendo em delegacias do interior, como em Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, Santana do Ipanema e Batalha.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, ainda não foi comunicado oficialmente da paralisação, apesar de os grevistas serem obrigados a informar do movimento com certa antecedência. “Não vamos encaminhar ofício nenhum. Não adianta nada fazer isso. A Polícia Civil está sabendo da greve pela imprensa e a gente não precisa comunicar mais nada”, disse Carlos Jorge.

Líderes do sindicato afixaram uma faixa dizendo “Polícia Civil em Greve” na Central de Polícia Civil de Maceió, depois, seguiram em visitas a delegacias da capital e do interior, para avaliar se a adesão foi total.

O segundo vice-presidente do Sindpol/AL, Edeilto Gomes, havia dito que os flagrantes seriam realizados, mas a entidade mudou de ideia e suspendeu este procedimento, que engloba depoimento do preso, emissão do documento para realização do exame de corpo de delito – ou do exame cadavérico –, produção do ofício para comunicação à família do detido e encaminhamento da documentação ao fórum.

Fonte: www.sindpol-al.com.br