Policiais civis do Município de Conceição da Aparecida – Regional Passos – promovem palestras de prevenção

Policiais civis do Município de Conceição da Aparecida – Regional Passos –  promovem palestras de prevenção

Palestras de prevenção realizada por policiais civis de Conceição da Aparecida contribuiu diretamente para que Policiais do município de Conceição da Aparecida – Regional Passos – juntamente com policiais da Delegacia de Carmo do Rio Claro, prendessem nesta quinta-feira, João Alves dos Santos Filho, de 27 anos. Segundo os investigadores, o foragido, possui várias passagens pela polícia, inclusive por tentativa de homicídio.

João Alves foi preso em Conceição da Aparecida, município localizado a 79 Km de Alfenas. De acordo com o Investigador Rafael Nunes neste período do ano a cidade recebe muitos trabalhadores de outras regiões para a colheita do café e devido a um trabalho de prevenção, proposto pelo próprio investigador, a documentação destes novos trabalhadores está sendo verificada pela Polícia Civil. “Este trabalho de prevenção é muito importante, uma vez que especialmente neste período de colheita do café aumenta o índice de criminalidade no município”, esclareceu o investigador.

O município contava somente com um escrivão, os demais funcionários que trabalhavam na delegacia eram servidores emprestados pela prefeitura e que desempenhavam o papel de investigadores, dois investigadores, aprovados no último concurso de 2008 foram designados para a cidade e dentro do prazo de um ano já puderam constatar a diminuição dos índices de criminalidade.

Devido a falta de estrutura os investigadores ainda não puderam colocar em prática outro projeto, a criação do GIR (Grupo de Investigação Rural), a cidade possui mais de 1.000 KM de estrada de terra, o que justifica a necessidade de um veículo adequado, “hoje temos uma única viatura em boas condições e não podemos utilizá-la em estrada de terra e comprometer o único veículo que temos”, justifica o policial Rafael, ainda de acordo com ele cerca de 42% da população mora na zona rural.