História

No dia 13 de outubro de 1988 surgia com o MUP (Movimento de União dos Policiais) a ideia de fundar um sindicato para a defesa da categoria policial civil mineira. Em 19 de dezembro, daquele mesmo ano, em Assembleia Geral convocada para a sede do Sindicato dos Tecelões, em Belo Horizonte, oficializou a fundação do primeiro sindicato de polícia do país.

A primeira diretoria executiva do SINDPOL/MG foi formada pelos policiais: Valdir Madureira Leão, Antônio Orpheu Braúna, Geraldo Lopes, Jésus Trindade, José Maria de Paula, Vicente Ferreira Guilherme, Ércio Quaresma, além de outros companheiros de caminhada, que sempre estiveram presentes na idealização e realização do sonho de fundar um sindicato único da categoria.

No ano de 1991, já consolidado, o sindicato atendia os filiados em um prédio alugado na Av. dos Andradas. Em 2005, sob a presidência de Antônio Marcos Pereira, a sede foi transferida para o bairro Colégio Batista, e em 2009, adquiriu-se a primeira sede própria, no bairro Lagoinha, onde atualmente funciona o nosso complexo sindical que conta com quase 6.000 filiados, entre eles servidores de todas as categorias da Polícia Civil e servidores administrativos.

Esses são os princípios que nos guiam e nos impulsionam a entregar sempre o nosso melhor!

Missão:
Nossa missão é representar os servidores da Polícia Civil de Minas Gerais, defendendo seus interesses individuais e coletivos, além de promover uma prestação de serviços de segurança pública de alta qualidade, com ética e transparência, para garantir a proteção e o bem-estar da população.

Visão:
Almejamos ser um sindicato reconhecido nacionalmente pela excelência dos serviços prestados aos policiais civis e a sociedade, trazendo o fortalecimento da Polícia Civil de Minas Gerais. Buscamos ser referência em atuação sindical responsável, integrada e comprometida com a busca de condições dignas de trabalho e o desenvolvimento profissional da categoria.

Valores:
Agimos com ética, transparência e compromisso, fortalecendo a confiança em nossa entidade. Atuamos de forma justa e responsável, defendendo os direitos dos policiais civis e promovendo a equidade. Valorizamos nossos colaboradores, oferecendo um ambiente de trabalho estimulante e reconhecimento por seu empenho.

Se você é um policial civil e está em busca dos seus direitos, venha agora para o SINDPOL.