Reunião de trabalho

Direção do Sindpol/MG se reúne com Secretário de Planejamento e Gestão Dr. Helvécio Magalhães e com a Chefe de Polícia Dra. Andrea Vacchiano

Na tarde desta terça-feira, 02/02, o presidente Denilson Martins, o diretor José Maria “Cachimbinho” e o secretário geral Cláudio Pereira foram recebidos, no BDMG, pelo secretário de planejamento e gestão Dr. Helvécio Magalhães, pela chefe de Polícia Dra. Andrea Vacchiano e também, pela subsecretária de Recursos Humanos Warlene Drumond. O objetivo da reunião era  encaminhar informações acerca da pauta unificada da Polícia Civil, enviada em fevereiro do ano passado ao governo, e que necessita de um cronograma de atendimento à categoria.

O secretário mostrou-se receptivo, reconhecendo que realmente passou um longo prazo sem um posicionamento claro e decisivo do governo, acerca de cada um dos pontos. A despeito do quadro desafiador que foi encontrado nas finanças públicas, deixado pelo governo passado, reafirmou que, muitos pontos aqui apresentados já vêm sendo atendidos, como por exemplo, no tocante ao concurso público e demais demandas pontuais e regionais de ordem administrativa, sempre em conjunto com a Administração Superior da Polícia Civil.  Reconheceu também que, o quadro de sucateamento da Polícia Civil é sério, e que será sim, resgatado pelo governo, que já está tomando medidas juntamente com a nova chefia da polícia. O mesmo disse que, acolhe com bastante satisfação a solicitação ora formulada, e que tem acompanhado, já há um bom tempo, as lutas do Sindpol/MG em defesa da Polícia Civil e da segurança da sociedade.

O mesmo afirmou que levará para o governador, ainda hoje, as ponderações feitas pelos dirigentes sindicais e rapidamente dará um retorno ao Sindpol/MG. Designou também, a subsecretaria de recursos humanos e gestão de pessoas, Dra. Warlene Drumond para acompanhar de perto o desenvolvimento dessas demandas e o necessário atendimento. E no tocante ao cronograma, como já foi dito, trará o retorno do Governador naquilo que couber.

A chefe de Polícia Dra. Andrea Vacchiano, que também participou da reunião, se posicionou sobre vários pontos ali colocados pelos sindicalistas e se comprometeu em trabalhar de mãos dadas para o cumprimento das diretrizes de modernização e valorização da Policia Civil. O secretário também disse a chefe de Polícia, que o governo tem um compromisso com a Polícia Civil e com os sindicatos parceiros, e que gostaria que a cada passo a ser dado, no atendimento dessa pauta, o Sindpol/MG também esteja acompanhando.

Quanto a reforma administrativa, o secretário adiantou que é para os policiais civis e dirigentes sindicais ficarem tranquilos, pois, essas só terão efeitos benéficos a instituição e a sociedade, desmentindo boatos inconvenientes que foram veiculados nas redes sociais, causando inquietude e preocupação em vários setores. O mesmo descartou a hipótese de retrocessos, deixando claro que, a Policia Civil e o Sistema Prisional, assim como, os demais órgãos da segurança pública são de fundamental importância para o governo e para a sociedade, assim, estão garantidas suas respectivas autonomias e valorização, sem qualquer risco de fusão, extinção ou mitigação, e que estas estruturas serão, em qualquer reforma administrativa no governo Pimentel empoderadas e que no debate desses projetos que serão enviados a Assembleia, o sindicato terá participação privilegiada.

A direção do Sindpol/MG avaliou a reunião como positiva, pois, demonstrou a proximidade do governo com as causas de interesse da Polícia Civil e da segurança pública, deixando claro o compromisso com o secretário e de todo estafe governamental em reestruturar essa importante instituição para a macro política estatal de segurança pública. O presidente Denilson Martins, mais uma vez, lembrou ao secretário que grande parte das reinvindicações contidas na pauta, são frutos de diálogos e compromissos assumidos pelo próprio governador Pimentel, quando este ainda estava em campanha, em várias reuniões realizadas com a direção do sindicato, inclusive com a presença do nobre secretário, diante disso, a categoria representada pelo Sindpol/MG aguarda ansiosamente e com muita esperança o atendimento das mesmas. Também foram tratados assuntos gerais e específicos, cujos desdobramentos serão apresentados em momento oportuno.

O secretário finalizou a reunião agradecendo o bom senso e o espírito de cooperação dispensado pelo sindicato nos momentos de desafios, se colocando à disposição para busca de soluções comuns quando acionado, se comprometendo em dar retorno e devolutiva que o mesmo terá com o governador.

Veja os ofícios enviados pelo Sindpol/MG:

Ofício ao secretário da SEDS

Ofício ao secretário da Seplag