Saúde masculina

Saúde masculina: Sindpol/MG adere a campanha do novembro azul

O Sindpol/MG também aderiu à campanha do novembro azul com o intuito de alertar os nossos filiados, colaboradores e parceiros da importância da prevenção, pois é se prevenindo que aumentam as chances de cura do câncer de próstata.

O presidente do Sindpol/MG Denilson Martins disse que as campanhas de prevenção contra o câncer são muito importantes para aumentar a conscientização da população, e o novembro azul é uma das campanhas mais importantes, porque os homens tem mais restrições de fazer o exame preventivo, devido ao preconceito, o que não deve ocorrer. “É necessário se cuidar, fazer os exames regularmente, procurar o médico especialista, que no caso é um urologista, porque o câncer quando descoberto no início aumentam as chances de cura. É importante ainda destacar que na Polícia Civil, composta em sua grande maioria por pessoas do gênero masculino, pela própria especificidade do trabalho intenso nossos profissionais dedicam pouco ao cuidado com a saúde, mormente com as ações preventivas”, afirmou.

O Instituto Mário Penna iniciou a campanha novembro azul, a mesma tem como objetivo sensibilizar o homem em relação aos cuidados com a saúde. A ideia é derrubar mitos e preconceitos quanto à realização dos exames periódicos preventivos da próstata, igualmente importantes e imprescindíveis: exame de toque e PSA (antígeno prostático específico, via coleta sanguínea). (Clique aqui e saiba mais sobre a campanha).

Preocupados em levar conhecimento sobre esse tema, o Sindpol/MG entrevistou o médico urologista do Instituto Mário Penna, Dr. Walter Luiz Ribeiro Cabral.

O que é o câncer de próstata?

O Câncer, por definição, é um crescimento celular desordenado. Essas células "jovens" que surgem nos mais diversos locais, em geral multiplicam-se rapidamente e podem invadir outros órgãos causando dor e morte. A próstata é um pequeno órgão do aparelho reprodutor masculino, que se encontra logo abaixo da bexiga. O câncer da próstata é o tumor maligno mais frequentemente diagnosticado entre os homens.

Quais os sintomas mais comuns dessa doença?

O câncer de próstata é uma doença que não causa sintomas como dor, sangue na urina ou dificuldade para urinar. Nas fases avançadas da doença, quando a cura se torna impossível, estes sintomas podem aparecer. É importante lembrar que o diagnóstico em fases precoces da doença facilita o tratamento e minimiza as sequelas.

Como se prevenir?

A orientação atual para a avaliação da saúde prostática é que comecemos com os exames de toque a partir dos 50 anos. Para indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata ou que já apresentem sintomas urinários, esses exames preventivos devem iniciar aos 45 anos. Particularmente, recomendo a realização de um exame de PSA por volta de 40 anos para definição do nível basal de cada indivíduo.

Quais as opções de tratamento dessa doença?

As opções de tratamento dependerão do tamanho e agressividade do tumor quando diagnosticado (estadiamento) e também da idade, expectativa de vida e desejos do paciente. De forma resumida, podemos dizer que o tratamento pode ser:

– Cirúrgico: com a retirada completa da próstata (prostatectomia radical), 

– Radioterapia: externa ou implante de sementes radioativas (braquiterapia)

– Quimioterapia: para os casos que falharam as terapias anteriores

– Vigilância: acompanhamento e supervisão para casos selecionados de tumores menos agressivos 

Qual a importância da campanha novembro azul?

Campanhas têm como importância divulgar e estimular a população a fazer exames preventivos e com isso diagnosticar precocemente lesões e tumores em fases iniciais, facilitando assim o tratamento e minimizando as sequelas relacionadas a ele. Aproveite, faça o seu exame!

Conheça a campanha novembro azul a nível nacional.