Secretário de Defesa Social tem ordem de prisão decretada pelo Poder Judiciário.

Justiça manda secretário devolver carro de traficante

Land Cruiser blindada, pertencente a Roni Peixoto, era usada para transportar Lafayette Andrada
Celso Martins – Repórter – 26/05/2011 – 22:44. Última Atualização: 10:00

veiculo_andrada.jpg
O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Luiz Doorgal de Andrada, estava, até o começo da noite de quinta-feira (26), na mira de um mandado de busca e apreensão sob pena de prisão, expedido pelo juiz da 3ª Vara de Tóxicos do Fórum Lafayette, Adriano Mesquita Carneiro. Motivo: desobediência à ordem judicial para devolver um Land Cruiser blindado pertencente ao traficante Roni Peixoto, líder do tráfico na Pedreira Prado Lopes e parceiro de Fernandinho Beira Mar.

Avaliado em R$ 200 mil, a Toyota Land Cruiser era usada pelo secretário e seus principais assessores desde 25 de fevereiro deste ano, com autorização da Justiça. No entanto, no dia 10 de maio foi ordenada a devolução do automóvel. Como a decisão não foi cumprida, o juiz Adriano Mesquita determinou, no dia 24 de maio, a restituição em 24 horas sob pena de prisão do secretário e do chefe de gabinete da Seds, Carlos Henrique Albuquerque.

Nos dois últimos meses, o uso do carro blindado foi intensificado pela cúpula da Seds por causa de uma varredura na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, onde presos estariam usando celulares e recebendo drogas. Detentos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), descontentes com a operação na unidade, ordenaram a queima de 14 ônibus e ameaçavam destruir três viadutos em Belo Horizonte.

O Hoje Em Dia apurou junto a uma fonte do Governo de Minas que o Estado não dispõe de carro blindado para uso da Seds, órgão que comanda as polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e todo o sistema prisional. Com a devolução do veículo, segundo a mesma fonte, a segurança do secretário e de seus assessores será reforçada.

Em nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social informou que o carro está à disposição da Justiça desde a tarde de quinta, quando um oficial do fórum entregou a notificação. A secretaria informou que não há nenhuma irregularidade na utilização do veículo e justificou que a devolução não ocorreu antes por falta de conhecimento formal da decisão judicial.

Pelo menos 200 veículos usados por criminosos, a maioria traficantes, foram cedidos à Subsecretaria Antidrogas pela Justiça. Assim que os processos forem julgados, o Estado fará um leilão com previsão de arrecadação de R$ 1 milhão. A venda coletiva deve acontecer em novembro.

A Toyota do traficante Roni Peixoto foi multada por excesso de velocidade no dia 11 de outubro do ano passado em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A multa no valor de R$ 85,13 ainda não foi paga, conforme consta no banco de dados do Detran. A placa original do carro é HCA-7218, de BH. Como ele era usado por autoridades da segurança pública, recebeu a placa fictícia GLT-1933.

Roni Peixoto é condenado a 31 anos de prisão e atualmente cumpre pena na Nelson Hungria. Segundo o Ministério Público, mesmo dentro da prisão, ele comandava o tráfico de drogas na RMBH.

Fonte: Jornal Hoje em Dia.
27/05/2011

Link: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/justica-manda-secretario-devolver-carro-de-traficante-1.285777