Sindpol na luta pelo fortalecimento dos sindicatos e ação dos seus dirigentes

Sindpol na luta pelo fortalecimento dos sindicatos e ação dos seus dirigentes: Deputado Elismar Prado (PT) acolhe proposta de projeto que fortalece os sindicatos do serviço público

Na tarde dessa quinta-feira (13/08), conforme prévio entendimento, os dirigentes do Sindpol/MG, do Sindpublicos, do Sinffaz e da UGT, Central Sindical com maior número de sindicatos dos servidores públicos filiados, se reuniram com o deputado estadual Elismar Prado na ALMG, e apresentaram para o mesmo um projeto de lei que fortalece a ação dos sindicatos e suas direções, com a liberação de servidor para exercício de mandato sindical.

A proposta visa melhorar a representação sindical e também a articulação dos mesmos com o governo, com os filiados, com a categoria e com a sociedade civil organizada. Minas Gerais é o único estado conservador e bastante restritivo na tratativa dessa matéria. Um sindicato com mais de 10 mil filiados, por exemplo, hoje só se pode liberar 3 servidores para se dedicarem exclusivamente à gestão da entidade e ao atendimento às demandas da categoria. Em outros Estados, como o Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Brasília, por exemplo, com esse mesmo número de filiados, uma entidade sindical do serviço público poderia liberar 16, logo fica fácil de entender os avanços que os servidores tenham em suas carreiras e a melhora sensível na qualidade da prestação de serviço.

O deputado acolheu com entusiasmo a reivindicação que trata como demanda justa e antiga, comprometendo-se a levar a mesma para o debate em sua bancada e apresentá-la para iniciar a necessária tramitação. Os dirigentes sindicais ali presentes também se comprometeram com o parlamentar em acompanhar de perto e mobilizar todo o conjunto do funcionalismo pela aprovação desse importante instrumento que fortalece a ação dos sindicatos.