SINDPOL/MG e Adepolc informam ao Chefe de Polícia que a adesão à greve é praticamente 100%

reuniao_chefe_policia.jpgNesta quarta-feira (11/05), em reunião com o Chefe de Polícia, Dr. Jairo Lellis,  o presidente do SINDPOL/MG, Denílson Martins, o Secretário Geral, Cláudio de Souza e o Diretor da Adepolc, Dr. Miguel, informaram que a adesão a greve lícita, de 50% das atividades, é de praticamente 100% em todo o Estado. Nesta reunião, os dirigentes também ponderaram com o Chefe a necessidade de que não haja excessos por parte da Chefia e seus coordenados, para com aqueles que estão aderindo a greve, dispensando 50% de atendimento à população e cumprindo as diretrizes da cartilha orientada pelo sindicato. Principalmente no tocante aos policiais que decidiram não participar das reuniões do IGESP, por entenderem ser tal procedimento legítimo em virtude da decretação da greve. O presidente do SINDPOL/MG também ressaltou que a orientação e o monitoramento em todo o Estado é de que o funcionamento das unidades sigam o que está disponibilizado na cartilha do sindicato, devidamente em conformidade com o disposto na lei 7783/89, priorizando os serviços inadiáveis e essenciais.

Os dirigentes também ponderaram com o Chefe que, mais uma vez, em um movimento reivindicatório e legítimo, que visa melhorias para toda a categoria e valorização de nossa instituição, os servidores do DETRAN-MG não têm contribuído em nada, favorecendo com sua conduta pelo enfraquecimento da Polícia Civil, pois, segundo orientações daquela Chefia e Pasta, ou o trabalhador presta 100% do serviço, ou não vai prestar nada, ameaçando e assediando os operadores que, persuadidos acabam cedendo.

O presidente do sindicato informou que este tipo de comportamento adotado pelas Chefias do DETRAN-MG, Bancas Examinadoras e algumas poucas direções de departamento e regionais, poderá incorrer em atritos e distorções irreparáveis, e que seria de bom alvitre que estes órgãos respeitassem a greve, que é legal e legítima.

No tocante aos boatos de ameaças e retaliações aos servidores que aderirem à greve, o Chefe Dr. Jairo Lellis e o Adjunto Dr. Jésus Trindade, informaram que muitas vezes diante de movimentos reivindicatórios é natural este tipo de informação que não procedem e são inverídicas, e que da parte daquela Chefia o entendimento é que todo o movimento reivindicatório é legítimo e por eles reconhecido, como inclusive já se publicou, no próprio Boletim Interno, e neste sentido, excessos e abusos não podem ser tolerados, de ambos os lados, como de costume, tão logo, os fatos cheguem ao conhecimento da Chefia, serão analisados e dirimidos, e que conta com a colaboração do sindicato na condução dos trabalhos.

O presidente do SINDPOL/MG também levou ao conhecimento do Chefe e pediu providências a respeito das várias indagações e argüições ministeriais e judiciais em algumas Comarcas a respeito da implantação dos plantões concentrados no interior (estrita legalidade), onde o mesmo informou que já estão sendo tomadas as medidas necessárias através da Chefia e da AGE, estão se dirigindo às autoridades, informando que o que esta sendo tratado esta em conformidade com a lei e com os recursos humanos e logística disponíveis.

O Chefe concluiu que até o presente momento o Governo ainda não sinalizou por índices, mas que espera uma saída breve para este impasse, pois tem participado de reuniões com o Governo e Comissão de Técnicos que têm feito estudos a respeito das reivindicações do sindicato e demais entidades.

O Chefe também informou que convocará, mais uma vez, as entidades para uma reunião a ser realizada na próxima semana.