SINDPOL/MG presente na solenidade de inauguração do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro.

O Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB LD) foi criado em parceria com o Ministério da Justiça e contará com uma moderna tecnologia que permite o cruzamento de dados das organizações criminosas investigadas por meio do acesso e processamento das informações, cruzando-as de modo a caracterizar a lavagem de dinheiro através de viagens e investimentos, por exemplo.
O chefe de Polícia Civil, delegado-geral Marco Antonio Monteiro de Castro, disse que a ferramenta irá agilizar o trabalho da Polícia Civil. Ele ressaltou que considera indispensável o investimento em tecnologia para o combate ao crime organizado. “O laboratório não funciona como uma delegacia de polícia, mas tem papel preponderante no processamento de informações para os delegados, auxiliando na apuração de crimes que tipificam a lavagem de dinheiro”, explicou.

Segundo Monteiro, o grande fluxo de dados bancários, telefônicos, fiscais e outros obtidos em diversas investigações a cargo da Polícia Civil, frente à impossibilidade de uma análise manual, indicavam a necessidade da criação de uma unidade que dispusesse de recursos tecnológicos capaz de realizar o cruzamento desses dados.

A Diretoria do SINDPOL/MG esteve presente na solenidade e considera a criação do laboratório um grande passo para a modernização da Polícia Civil.

De acordo com o Coordenador do laboratório, o delegado Dr. Luiz Flávio Cortat, a princípio a equipe contará com 12 investigadores que foram treinados em Brasília; de acordo com o delegado a exigência do curso superior será um ponto positivo para a escolha dos novos profissionais.

A solenidade de inauguração do LAB LD aconteceu no dia 22/12.