SINDPOL/MG realiza mais uma inspeção sindical em Juiz de Fora e Rio Novo.

SINDPOL/MG realiza mais uma inspeção sindical em Juiz de Fora e Rio Novo

Na manhã desta terça feira (14/12) a diretoria executiva do SINDPOL/MG desembarcou em peso na 4º Departamento de Juiz de Fora com o fito de reunir com os policiais prestando contas das ações de 2010, ouvir as demandas dos filiados e estruturar ações estratégicas para 2011. Ao ensejo, atendendo as solicitações de servidores e seguimentos importantes da sociedade local, os diretores do SINDPOL/MG (o Presidente, Denílson Martins, Vice-presidente, Antônio Marcos, Diretor Administrativo, José Maria Cachimbinho, Secretário Geral, Cláudio de Souza, Diretor de Assuntos do Interior, Geraldo Chaves, a Jornalista, Renata de Queiroz e o cinegrafista Chileno), acompanhados pelo Diretor Regional, Dr. Marcelo Armstrong, realizaram a inspeção sindical na unidade policial e cadeia pública de Rio Novo, a 50 km de Juiz de Fora. Durante a inspeção constatou-se um verdadeiro estado de precariedade na custódia daqueles detentos, que se encontram recolhidos em um prédio centenário, com sérios e graves vícios de estrutura e construção, com risco de desabamento face à infiltrações e improviso de acomodações inadequados ao abrigo humano. Foi constatada ainda, a presença de “gambiarras” elétricas elevando ainda mais o risco de acidentes, curto-circuito, incêndios e explosões. Ressalta-se ainda a vulnerabilidade para fugas em razão da carência de efetivo na vigilância (apenas um servidor por turno).

Constatou-se também a escassez de servidores estritamente policiais, que são supridos por servidores municipais emprestados ao estado, os quais em desvio de função se arriscam sem o necessário e devido porte de arma, desempenhando atividades típicas de policiais, o que é uma excrescência e um risco à integridade física dos mesmos, bem como uma ofensa à segurança jurídica e à regularidade processual, pois o agente público que realiza os atos não tem competência legal para tal. Foi constatado também carência de viatura, implementos de informática, material de escritório, etc., o que, considerando o diminuto efetivo, praticamente inviabiliza a prestação de serviço de Polícia Judiciária naquela localidade, a despeito do sacrifício, denodo e esmera dedicação do delegado de polícia e apenas três investigadores que restaram naquela unidade, cujos trabalhos e estatísticas de inquéritos relatados, encontram-se rigorosamente em dia, de acordo com as metas estabelecidas pela Seds (21 inquéritos por mês).

Diante dos fatos encontrados, o SINDPOL/MG já se compromete a tomar as providencias junto às autoridades competentes.

Veja as fotos da inspeção: