Sindpol/MG realiza palestra sobre a prevenção e conscientização do câncer de mama

21 de outubro de 2016

O Sindpol/MG realizou, hoje (21/10), uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama, aderindo a campanha do Outubro Rosa. A médica mastologista Juliana Joukhadar explicou a importância do autoexame e da mamografia.

Dra. Juliana falou acerca da faixa etária para se iniciar a mamografia, que é aconselhável após os 40 anos, e do autoexame em qualquer idade. “Em 70% dos casos a mulher chega ao consultório após perceber algum nódulo ou alteração em suas mamas”, afirmou.

A mastologista enfatizou também sobre a importância das mulheres irem com mais frequência ao ginecologista para realizarem os exames preventivos, além da importância da indicação da mamografia, que é solicitado pelo médico. É importante também, porque, caso o médico detecte alguma alteração na mama da paciente, ele indicará um mastologista. A médica informou também que, a cada 100 mulheres com câncer de mama, há um caso de homem com tumor na mama. “É raro o câncer de mama no homem, mas ele existe”, disse.

Os colabores do Sindpol/MG e policiais civis presentes na palestra fizeram várias perguntas para tirarem as suas dúvidas acerca do câncer de mama.

O presidente do Sindpol/MG Denilson Martins agradeceu a presença de todos e enfatizou sobre a importância das mulheres se cuidarem e procurarem o médico com mais frequência. “Decidimos fazer essa palestra como forma de alertar e prevenir nossas colaboradoras e policiais civis sobre o câncer de mama, desde o ano passado o Sindpol/MG aderiu ao Outubro Rosa e, pretendemos, anualmente, fazer campanhas preventivas”, finalizou.

Estiveram presentes, além da palestrante Dra. Juliana Joukhadar, o diretor do Hospital da Polícia Civil Dr. Eduardo Lopes Tomich; o presidente do Sindpol/MG, Denilson Martins; o diretor Jurídico, Geraldo Chaves; a diretora de assuntos da mulher, Margareth Dionísia, policiais civis e colaboradores do sindicato.