Sobrecarga leva plantão da Seccional Leste ao colapso

Sobrecarga leva plantão da Seccional Leste ao colapso

Implantado há cerca de 15 dias, o novo sistema do plantão da Seccional Leste, na Rua Pouso Alegre, bairro Floresta, que assumiu também o plantão da Seccional Noroeste, do Bairro Alípio de Melo, e todas as ocorrências geradas nos oito distritos policias dessas duas delegacias, entrou em colapso no último domingo (14).

Com excesso de demanda, algumas ocorrências policiais levaram cerca de 17 horas para serem registradas. Nesta segunda-feira (15), no início da tarde, com ocorrências corriqueiras como registro de perda de carteira de habilitação e de apenas um assalto, tudo parecia estar sob controle mas, segundo um agente de polícia, a situação caótica poderia se repetir a qualquer momento. 

Policiais militares do 16º BPM (Santa Tereza) que estavam no local confirmaram a situação complicada no domingo. No local, atua apenas um delegado, dois escrivães e sete agentes para atender ocorrências dos bairros das duas regionais. 

O colapso do plantão da Seccional Leste começou a ser desenhado em maio passado quando a Polícia Civil reduziu o plantão noturno, nos finais de semana e feriado para apenas delegacias regionais e especializadas para apenas 67 cidades mineiras. Com falta de pessoal e infra-estrutura, a medida tentou minimizar excesso de trabalho dos profissionais, da Polícia Civil, com carga excessiva de trabalho, ultrapassando as 40 horas semanais para servidores da instituição previstas na Lei Complementar 84/2005. Curiosamente, à época, o projeto previa o contrário, ou seja, o fim do plantão da Secional Leste, cujas ocorrências seriam registradas na Seccional Noroeste.

Após reportagem publicada no Hoje em Dia denunciando a manobra e posterior mobilização de moradores da Região Leste que reclamaram do deslocamento, a Polícia Civil inverteu a situação. Com a absorção do plantão da Seccional Noroeste pela Secional Leste, agora quem precisa se deslocar são os moradores e policiais militares que atuam na Região Noroeste. 

“Na prática, a população continua penalizada. Houve uma troca de seis por meia-dúzia. Como os moradores da regional Leste se mobilizaram, eles acabaram invertendo o plantão. Mas, na prática, todos perderam e a prova foi nesse domingo”, desabafou um policial civil.

A assessoria da Polícia Civil confirmou o fim do plantão de final de semana da Seccional Noroeste, com a absorção das ocorrências pela Seccional Leste. Quanto aos atrasos, a assessoria atribuiu a “uma situação atípica de aumento para dez ocorrências policiais das quais apenas três delas não puderam ser registradas.

 

Fonte: www.hojeemdia.com.br

Publicação: 15/08/2011 – 19h22min.