Vejam porque estamos em greve: Delegacia de Patos de Minas caindo aos pedaços

Vejam porque estamos em greve: Delegacia de Patos de Minas caindo aos pedaços:

Sem condições mínimas de infraestrutura presos têm ficar acorrentados em delegacia de Patos de Minas

patos_minas_delegacia4.jpg
Em vez de celas, correntes. Esta é a situação da Delegacia de Furtos e Roubos de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Os detentos são algemados a uma corrente enquanto esperam o encaminhamento do delegado, já que a delegacia não possui celas para abrigar os presos. Além disso, o local apresenta infiltrações, mofo excessivo, encanamentos quebrados, fiação elétrica precária e janelas quebradas.

O imóvel foi construído em 1912 e, por ser um dos prédios públicos mais antigos de Minas, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) na década de 1990 – quando funcionava uma cadeia no local.

Em 2002, o prédio passou por uma reforma, na qual recebeu pintura nova e reboco completo em sua fachada. Mas a estrutura continuou comprometida, pois o tombamento impede mudanças drásticas no aspecto.

Segundo o delegado Luiz Mauro Sampaio, várias salas do prédio estão inutilizadas, servindo apenas para o depósito de papéis e documentos antigos. “O mofo tomou conta de quase todo o local, as janelas estão quebradas e quando chove enfrentamos um grande problema de infiltração”, disse.

Dessa forma, a delegacia, que oferece suporte a outras 14 cidades, mantém os presos algemados a uma corrente, enquanto aguardam transferência para o presídio da cidade. “Todo preso que recebemos da PM tem de ficar em uma sala preso a uma corrente, porque não temos celas”, acrescentou o delegado.

patos+minas+delegacia3_1.jpg

Responsável

A secretaria de Patrimônio Histórico de Patos de Minas informou que a responsabilidade para reformar o prédio é da Secretaria de Estado da Defesa Social. O órgão estadual, por sua vez, alegou que somente o Ministério como o prédio pertence à Polícia Civil e ainda “não houve conversação para a transição de responsabilidades, logo, o Estado ainda não pode intervir”. A Polícia Civil, por meio do delegado titular Élder Barra, informou que pretende repassar o prédio.

Polícia Civil quer repassar
Apesar dos problemas da Delegacia de Furtos e Roubos, o delegado Élder Barra Cordeiro, titular da unidade, disse que até amanhã deverá se reunir com a prefeitura para apresentar um projeto de doação do prédio. “Queremos passar o prédio adiante, para que a prefeitura ou o Estado possam reforma-lo e, em troca, conseguirmos um novo espaço para a delegacia funcionar”, informou.

Fonte: www.otempo.com.br

Acesso: dia 29 de junho de 2011 às 10h10min.

Não é a primeira vez que nosso portal reproduz matérias que falam da falta de estrutura da delegacia de Furtos e Roubos de Patos de Minas; Veja também como as condições precárias do prédio onde esta instalada a delegacia têm oferecido risco aos profissionais de segurança pública e à população: Placa de concreto se solta do teto da Delegacia de Furtos e Roubos