Vice-presidente do Sindpol/MG participa do XVII Congresso Nacional da Cobrapol

6 de setembro de 2017

O vice-presidente do Sindpol/MG, Antônio Marcos Pereira “Toninho Pipoco”, está representado o Sindpol/MG no XVII Congresso Nacional da Cobrapol, (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis), que teve início no dia 04/09 e terminará nesta quarta-feira (06/09), em Belém do Pará.

Durante o congresso foram discutidos os seguintes temas, prestação de contas; alterações estatutárias; alteração de base e denominação da entidade; importância da polícia judiciária no Brasil; efeitos da audiência de custódia no trabalho dos policiais civis; apresentação para a discursão e aprovação da Lei Geral da Polícia Civil elaborada pela Cobrapol; unidade nas formas de mobilização contra a retirada de direitos; reestruturações dos sindicatos, federações e confederação após a reforma trabalhista e a aplicação da lei de segurança nacional nos crimes de tráfico de drogas e armas. Todas as entidades filiadas da Cobrapol foram convocadas para participarem.

A realização deste congresso vem em um momento importante e impar da nossa conjuntura nacional, tempos de crise econômica, financeira, política institucional e também na segurança pública, os números alarmantes do aumento da criminalidade, no interior e não mais só nas regiões metropolitanas, devem sim chamar a atenção das autoridades e determinar um cronograma gradual e progressivo de investimentos na estrutura da polícia judiciária, investigação criminal, e na prevenção delitiva. Porém, o que vemos é a escarces de recursos e o sucateamento das estruturas operacionais da polícia.

A Cobrapol nesse congresso também estará debatendo maior pressão das entidades de classe junto aos Governadores de Estado, ao Ministério da Justiça E Governo Federal, para que seja aprovado definitivamente, um orçamento que corresponda à realidade das necessidades das corporações policiais, como a valorização dos seus operadores.