Notícias da intersindical – Sindicatos se reúnem para preparar reunião com a Seplag

19 de maio de 2017

A Intersindical (composta por 28 entidades das diversas categorias do funcionalismo público), se reuniram na última quarta-feira (17/5), na sede do Sindpol/MG, em reunião extraordinária, com a finalidade de discutir a agenda de reivindicações junto do Governo do Estado e para tratarem da reunião com a Seplag no próximo dia 26/5.

Ao contrário do que foi prometido e pactuado com a categoria, desde 2015, o Governo Estadual vem relutando em atender, tanto as pautas específicas de cada categoria, quanto as pautas comuns ao colegiado das entidades.

Após amplo debate, o colegiado deliberou pela intensificação da primeira pauta (até hoje não atendida), que trata do pagamento do prêmio produtividade, reajuste geral e correção das perdas, concurso público e reestruturação do Ipsemg.

Agenda Nacional

Também foi deliberado um reforço maior nas ações em defesa dos direitos previdenciários, contra as Reformas do Governo Federal, e nesse sentido é fundamental priorizar essa atuação, diante das demonstrações de rapidez e pressa do Governo em aprova-las sem o necessário debate com a sociedade e entidades sindicais.

Renovação e reestruturação

Outro tema debatido nessa reunião foi a necessidade da realização do Congresso da Coordenação da Intersindical, com a finalidade de renovar as direções e construir uma nova agenda para o conjunto do funcionalismo, e isso se faz através de amplo debate com responsabilidade coletiva e cidadã, tendo como centro e âmago das ações, a defesa e valorização do funcionalismo e da prestação de serviço público de qualidade para a sociedade.

Ficou agendado para a próxima semana uma nova reunião para a apresentação de uma comissão específica de sindicalistas para a preparação desse Congresso.